• Atualização no manejo da terapia com insulina e monitorização

    Inscrição gratuita a partir de 05 de agosto através do site do COREN-SP educação.

  • É preciso informar para superar

    Um site repleto de informações úteis para pacientes e familiares que lidam dia a dia com o diabetes.

  • XX Congresso da Sociedade Brasileira de Diabetes

    Não percam essa oportunidade. Faça logo a sua inscrição.

  • Novas Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes

    A Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) lança anualmente as Diretrizes com o objetivo de acompanhar os novos conhecimentos científicos na área de Diabetologia e entregar à sociedade médica o que há de mais atual no tema.

    Esse ano não foi diferente, escrito por profissionais com grande experiência clínica e conhecimento acadêmico, sob coordenação editorial dos Drs.José Egidio Paulo de Oliveira e Sérgio Vencio, a obra está se tornando uma ferramenta cada vez mais importante para discutir temas relacionados ao diabetes, tanto no meio acadêmico como em hospitais e ambulatórios médicos, e conta com a difusão e o apoio da indústria, parceira nessa ação educativa.

    A cada ano, ao receber o reconhecimento de médicos e profissionais da saúde quanto à qualidade e à atualidade da informação disponibilizada nas Diretrizes, nós, da SBD, temos certeza de estarmos contribuindo com os objetivos da Sociedade de trazer aperfeiçoamento profissional e assistência médica no tratamento do diabetes no Brasil.

    Acesse as novas diretrizes através da Área para Profissionais da Saúde.

    Novas Diretrizes

    VOLTAR

    {jcomments on}

  • E-Book 2.0

    E-Book “Diabetes na Prática Clínica” – Edição 2.0 – 2015

    A Sociedade Brasileira de Diabetes tem o prazer de comunicar o lançamento do E-Book “Diabetes na Prática Clínica” – Edição 2.0 – 2015, um projeto editorial composto por 4 Módulos, 45 Capítulos e 60 autores que se propõe a contribuir decisivamente para a Educação em Diabetes no Brasil, através de uma mídia eletrônica que permite atualização contínua e permanente de seus conteúdos.

    Num primeiro momento, esta obra estará disponível em livre acesso e sem custos para profissionais de saúde das várias áreas ligadas à atenção às pessoas com diabetes. Dentro em breve, estará disponível também a estudantes de medicina de todas as faculdades de medicina do Brasil, igualmente em sistema de livre acesso e sem custos.

    Esperamos, assim, estar cumprindo nosso objetivo de promover a atualização em diabetes para os milhares de profissionais da área de saúde que fazem da melhor atenção às pessoas com diabetes um projeto de vida.

    Atenciosamente,

    VOLTAR

    {jcomments on}

PARTICIPE E COMENTE!

Impacto do estresse do retículo endoplasmático no Diabetes Mellitus Tipo 2

Impacto do estresse do retículo endoplasmático no Diabetes Mellitus Tipo 2

O retículo endoplasmático (RE) é uma organela complexa tanto em termos de estrutura quanto de função.

Leia Mais
Diabetes e Menopausa

Diabetes e Menopausa

A chegada da menopausa é uma fase que gera muitas dúvidas para as mulheres. Algumas vezes os sintomas se iniciam anos antes, período chamado de perimenopausa ou permanecem por cerca de 3 anos após a parada da menstruação.

Leia Mais
Nível de Conhecimento do Diabetes Mellitus por Profissionais da Área de Educação

Nível de Conhecimento do Diabetes Mellitus por Profissionais da Área de Educação

Introdução: A população mundial diabética já ultrapassa 380 milhões de pessoas, podendo chegar a 471 milhões em 2035. A doença está tendo maior intensidade nos países em desenvolvimento e afetando cada vez mais a população jovem (SOCIEDADE BRASILEIRA DE DIABETES, 2015). O principal objetivo desta pesquisa foi avaliar ambientes escolares, a fim de verificar se os mesmos estão preparados para receberem crianças diabéticas.

Leia Mais
Avaliação do perfil das pessoas com diabetes que  acessam o site da Sociedade Brasileira de Diabetes

Avaliação do perfil das pessoas com diabetes que acessam o site da Sociedade Brasileira de Diabetes

A Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) disponibilizou em seu site, no período de 23 de março a 20 de abril de 2015 uma enquete que teve por finalidade conhecer o perfil das pessoas com diabetes que acessam o site da SBD em busca de um melhor conhecimento sobre sua condição.

Leia Mais
Relato da viagem de motocicleta

Relato da viagem de motocicleta

Belo Horizonte, 08/06/2014

Olá! Meu nome é Gustavo Paiva, tenho 32 anos, tenho formação superior em Ed. Física e especialista em Treinamento Esportivo, mas minha profissão é representante comercial ou “caixeiro Viajante”, sou bonito, forte, esportista, aventureiro e... diabético, rsrsrsrsrs.

Leia Mais

Educação em diabetes: um dever de todos

Conceito de educação em diabetes

A educação em diabetes é um processo de aprendizagem que tem por objetivo orientar as pessoas com diabetes sobre como enfrentar os desafios e as eventuais dificuldades impostas pela doença. Para surtir seus efeitos, esse processo deve ser iniciado logo após o diagnóstico e deve ser mantido por toda a vida, passando por etapas sequenciais que incluem a exposição ao conhecimento num momento inicial. As etapas seguintes são de armazenamento e incorporação desses conhecimentos, o que deve proporcionar a necessária motivação do paciente no sentido de efetivamente implementar esses conhecimentos através da adesão às orientações recebidas da equipe de saúde. Os resultados clínicos positivos serão uma consequência lógica desse processo, que pode ser denominado de “cascata do conhecimento”, como mostra o quadro 1.


Quadro 1. Cascata do conhecimento no processo de educação em diabetes

Com frequência, o paciente mal informado e pouco motivado tende a encarar o diabetes como um castigo, principalmente quando o tratamento insulínico se faz necessário, com a sensação de que esse tratamento insulínico é a causa mais importante de suas percepções de vida bem pessimistas. Assim, ao invés de aceitar a insulina como uma opção salvadora para sua vida, acaba por satanizá-la como responsável direta por seus infortúnios. E fica a pergunta: alguém duvida de que um programa bem estruturado de educação motivacional e adequada intervenção farmacológica poderia aliviar grande parte desse desespero incontido?

A dimensão do mau controle do diabetes1

Já em 2006, a International Diabetes Federation (IDF) manifestava sua...

Nutricionista na atualidade

Ser Nutricionista não está nada fácil! A cada instante surge um alimento milagroso, que além de nutrir promete sempre emagrecer o obeso e até curar Diabetes! Ora então por quê ainda não resolveram todos esses males? E o pior é que fica a cargo do nutricionista a viabilização do milagre (explicar mecanismos, vias metabólicas, etc)! Desafio a quem possa lembrar qual foi o último alimento da moda. Quiabo? Batata doce? Chia? Chá verde...?

Ser Nutricionista não está nada fácil! Atualmente tudo dá alergia ou intolerância, o que na prática dá no mesmo: exclusão do alimento! Não importa que a conduta seja na criança ou no adulto. Sabe aquele conceito clássico da clínica sobre a ponderação na exclusão total porque pode causar estragos maiores? Pois é, isso foi solenemente ignorado e não importa a essencialidade do alimento ou se vc comeu aquilo a vida toda e só agora descobriu que é...

A tecnologia que estimula sua atividade física: Endomondo

Atividade física todos sabemos, é uma ação de excelente auxílio para o controle do Diabetes, assim como a tecnologia.

Então, a tecnologia aplicada ao exercício físico pode potencializar e muito o valor deste para todos, incluindo as pessoas com Diabetes.

Desta forma, uma ferramenta muito valiosa é o ENDOMONDO, app gratuito (ou pago em versões mais sofisticadas) que pode ser utilizado em Smartphones com plataforma Android, BlackBerry, iOS, Symbian e WinMo.

Endomondo é uma comunidade de esportes criada em 2007, baseada no rastreamento de corrida, ciclismo, etc. via GPS, gratuito e em tempo real, cuja chamada no site é: “Rastreie seus treinos; Desafie os seus amigos; Analise seu treinamento; Com Endomondo no seu telefone, você pode acompanhar a sua corrida, ciclismo e outros esportes. É divertido, é social e é motivador.”

Tendo o App instalado no seu celular e com o GPS ligado, ao iniciar uma atividade física, como caminhada...

Respostas da Enquete sobre Epidemiologia – Parte I - Prevalência do DM tipo 2 e suas complicações no Brasil

Um objetivo da SBD é prover informações que auxiliem a prática dos profissionais de saúde que lidam com DM. Com intuito de identificar os principais focos de interesse e buscar melhores respostas, profissionais de saúde, cadastrados na SBD, foram convidados a responder enquete sobre aspectos epidemiológicos do DM. Durante 2 meses, 291 profissionais responderam à enquete, sendo 202 (69,4%) com formação em medicina, 23 (7,9%) em nutrição, 9 (3,1%) em educação física, 8 (2,7%) em psicologia e 49 (16,8%) classificados como outros. As respostas, com comentários, serão divulgadas em 3 partes, sendo esta atual a respeito da primeira questão da enquete. Cerca de 70% destes profissionais consideraram que, para sua atuação profissional, o conhecimento sobre prevalência do DM e suas complicações no Brasil não é suficiente. A discussão sobre a realização de um novo “censo” multicêntrico sobre prevalência no país é controversa, devido a limitações financeiras, logísticas, dentre outras. A...

Petição AVAAZ. Abrace essa causa você também! Assine!

Colunistas








Diabetes na Imprensa

Notícias da SBD nacional

NOTÍCIAS DA SBD - REGIONAIS

Anuncie

Baixe o Mídia Kit da SBD, nele você encontrará todas as informações disponíveis para a veiculação de anúncios publicitários em nosso portal.

 

Fale Conosco

Rua Afonso Braz, 579, Salas 72/74 - Vila Nova Conceição, CEP: 04511-011 - São Paulo - SP

 

(11) 3846-0729
secretaria@diabetes.org.br

Expediente

 

Acesse nossas redes:

Showcases

Background Image

Header Color

:

Content Color

: