• SOCIEDADE BRASILEIRA DE DIABETES FAZ PARCERIA COM TV BAND

    Dando continuidade à parceria entre o Programa Dia Dia, da TV Band e a Sociedade Brasileira de Diabetes, sexta-feira, dia 22 de maio, será entrevistado o obstetra Mauro Sancovski

  • Novas Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes

    A Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) lança anualmente as Diretrizes com o objetivo de acompanhar os novos conhecimentos científicos na área de Diabetologia e entregar à sociedade médica o que há de mais atual no tema.

    Esse ano não foi diferente, escrito por profissionais com grande experiência clínica e conhecimento acadêmico, sob coordenação editorial dos Drs.José Egidio Paulo de Oliveira e Sérgio Vencio, a obra está se tornando uma ferramenta cada vez mais importante para discutir temas relacionados ao diabetes, tanto no meio acadêmico como em hospitais e ambulatórios médicos, e conta com a difusão e o apoio da indústria, parceira nessa ação educativa.

    A cada ano, ao receber o reconhecimento de médicos e profissionais da saúde quanto à qualidade e à atualidade da informação disponibilizada nas Diretrizes, nós, da SBD, temos certeza de estarmos contribuindo com os objetivos da Sociedade de trazer aperfeiçoamento profissional e assistência médica no tratamento do diabetes no Brasil.

    Acesse as novas diretrizes através da Área para Profissionais da Saúde.

    Novas Diretrizes

    VOLTAR

    {jcomments on}

  • E-Book 2.0

    E-Book “Diabetes na Prática Clínica” – Edição 2.0 – 2015

    A Sociedade Brasileira de Diabetes tem o prazer de comunicar o lançamento do E-Book “Diabetes na Prática Clínica” – Edição 2.0 – 2015, um projeto editorial composto por 4 Módulos, 45 Capítulos e 60 autores que se propõe a contribuir decisivamente para a Educação em Diabetes no Brasil, através de uma mídia eletrônica que permite atualização contínua e permanente de seus conteúdos.

    Num primeiro momento, esta obra estará disponível em livre acesso e sem custos para profissionais de saúde das várias áreas ligadas à atenção às pessoas com diabetes. Dentro em breve, estará disponível também a estudantes de medicina de todas as faculdades de medicina do Brasil, igualmente em sistema de livre acesso e sem custos.

    Esperamos, assim, estar cumprindo nosso objetivo de promover a atualização em diabetes para os milhares de profissionais da área de saúde que fazem da melhor atenção às pessoas com diabetes um projeto de vida.

    Atenciosamente,

    VOLTAR

    {jcomments on}

  • Petição AVAAZ - Ajude-nos a melhorar o tratamento com insulinas

    A Sociedade Brasileira de Diabetes, SBEM, Sociedade Brasileira de Pediatria, ADJ, ANAD e FENAD publicaram, no AVAAZ, a petição "Insulinas melhores para crianças e adolescentes com diabetes do Brasil".

Parceria Rede Globo e SBD

Parceria Rede Globo e SBD

Uma importante parceria da SBD e o projeto Bem Estar Global começou recentemente. A iniciativa já tem duas atividades marcadas, sendo que a primeira já aconteceu em Belo Horizonte, com um trabalho em conjunto das Regionais SBD e SBEM. A próxima será em Belém...

PARTICIPE E COMENTE!

Técnica inadequada de aplicação de insulina pode levar à lipo-hipertrofia

Técnica inadequada de aplicação de insulina pode levar à lipo-hipertrofia

O que é lipo-hipertrofia?

A lipo-hipertrofia é um acúmulo anormal de gordura sob a superfície da pele. É mais comumente observada em pessoas que recebem múltiplas injeções diárias de insulina, o que pode causar o aparecimento de “caroços” no subcutâneo, geralmente ocorrendo no abdómen ou nas coxas, dependendo de onde as aplicações de insulina ocorrem com maior frequência. Essas alterações apresentam tamanhos e volumes variáveis, desde nódulos de alguns milímetros até vários centímetros de diâmetro.

Leia Mais
Quando a culpa é da tireoide?

Quando a culpa é da tireoide?

Dia 25 de maio é o Dia Internacional da Tireoide. As principais doenças da tireoide, o hipotireoidismo e o hipertireoidismo são, assim como o diabetes, muito comuns, principalmente em mulheres. Frequentemente, sintomas comuns e algumas vezes vagos são atribuídos à disfunções tireoidianas, de forma imprópria. Mas afinal de contas o que tem a ver falar de tireoide em um site sobre diabetes?

Leia Mais
Exercício físico na neuropatia periférica

Exercício físico na neuropatia periférica

É sabido que um estilo de vida saudável, adepto à prática de exercícios físicos e dieta adequada podem contribuir no controle da diabetes e suas complicações crônicas (1). Várias pesquisas confiáveis tem demonstrado que os exercícios aeróbios, de força e combinados (junção dos dois tipos citados em uma única sessão) tem sido capaz de auxiliar na redução da HbA1c, melhorar a capacidade funcional, melhorar a força física e o controle glicêmico, independentemente do controle do peso corporal (2,3,4,5,6).

Leia Mais
Diabetes Tipo 1: tratamento foi tema na Câmara Municipal de São Paulo

Diabetes Tipo 1: tratamento foi tema na Câmara Municipal de São Paulo

No último dia 08 de maio, a Câmara Municipal de São Paulo promoveu o XXXIV Ciclo de Debate Município Saudável que teve como tema “Discutindo a situação do diabetes tipo 1 no Brasil”. O objetivo era dar oportunidade aos especialistas de discutirem alternativas para o controle do Diabetes tipo 1 no país, conhecida também como diabetes insulinodependente, diabetes infanto-juvenil e diabetes imunomediado.

Leia Mais
Convivendo bem com o DM1

Convivendo bem com o DM1

Paciente sob os cuidados da Dra. Solange Travassos, Anna Carolina da Fonseca, 30 anos, é estudante de medicina, com diabetes tipo 1 (DM1) há aproximadamente 10 anos. Usuária de bomba de insulina desde 2012.

Leia Mais

Diretrizes sobre Tratamento do Diabetes podem contribuir para a Inércia Clínica

As diretrizes e posicionamentos oficiais sobre o tratamento do diabetes constituem-se em valioso recurso de orientação na definição das melhores estratégias para o controle do diabetes. Por outro lado, existem alguns conceitos já arraigados desde há muitos anos e que precisam ser atualizados. O presente artigo aborda a possibilidade das principais diretrizes sobre tratamento do diabetes estarem retardando o necessário ajuste da conduta terapêutica, acabando por contribuir decisivamente para a inércia clínica.

A inércia clínica e a hesitação de muitos médicos em intensificar a terapia no tempo devido desempenham um papel importante em retardar o controle do diabetes. Entre outras orientações, o Posicionamento Oficial da American Diabetes Association / European Association for the Study of Diabetes (ADA/EASD) é uma diretriz altamente respeitável, com alto poder de influência sobre a comunidade médica em termos de interferir na definição de uma abordagem estratégica para superar o mau controle glicêmico.

Mas, por outro lado, esse documento contém uma recomendação que pode contribuir para a inércia clínica, uma vez que pode promover atrasos significativos na implementação de estratégias mais vigorosas, intensivas e eficazes para superar o mau controle glicêmico dentro de um prazo razoável durante a evolução da doença. Estamos nos referindo à questionável recomendação da ADA/EASD no sentido de só efetuar alterações na conduta terapêutica a cada três meses, ao invés de propor intervenções mais racionais e mais frequentes, objetivando contribuir para que o paciente atinja o bom controle glicêmico no menor espaço de tempo possível. O mesmo acontece com outros algoritmos respeitados...

O impacto do controle glicêmico sobre o risco de insuficiência cardíaca em pacientes com diabetes

O diabetes, em si, já é um fator de risco para insuficiência cardíaca (IC). Entretanto, ainda não está devidamente comprovada a correlação entre o controle glicêmico rígido e a redução na ocorrência de IC em pacientes diabéticos.

O presente estudo teve por objetivo avaliar esta questão, investigando as associações específicas de raças com diferentes níveis de hemoglobina glicada (A1C) e seu impacto no risco de IC em pacientes com diabetes.

O estudo incluiu 17.181 negros americanos e 12.446 brancos, os quais foram seguidos durante 6,5 anos exatamente com o objetivo de avaliar a ocorrência de IC durante o período de observação.

Durante o seguimento, foram identificados 5.089 casos de IC os quais se mostraram diferentemente associados a diferentes níveis de A1C no início do estudo. Em ambos os grupos estudados, os pacientes foram classificados de acordo com seis diferentes faixas de resultados de A1C, variando de -6,0% até >10,0%. Os...

A tecnologia que estimula sua atividade física: Endomondo

Atividade física todos sabemos, é uma ação de excelente auxílio para o controle do Diabetes, assim como a tecnologia.

Então, a tecnologia aplicada ao exercício físico pode potencializar e muito o valor deste para todos, incluindo as pessoas com Diabetes.

Desta forma, uma ferramenta muito valiosa é o ENDOMONDO, app gratuito (ou pago em versões mais sofisticadas) que pode ser utilizado em Smartphones com plataforma Android, BlackBerry, iOS, Symbian e WinMo.

Endomondo é uma comunidade de esportes criada em 2007, baseada no rastreamento de corrida, ciclismo, etc. via GPS, gratuito e em tempo real, cuja chamada no site é: “Rastreie seus treinos; Desafie os seus amigos; Analise seu treinamento; Com Endomondo no seu telefone, você pode acompanhar a sua corrida, ciclismo e outros esportes. É divertido, é social e é motivador.”

Tendo o App instalado no seu celular e com o GPS ligado, ao iniciar uma atividade física, como caminhada...

Enquete sobre conceitos essenciais em epidemiologia

Um dos objetivos da SBD é o de prover informações que auxiliem na prática dos profissionais de saúde que lidam com diabetes. Com intuito de conhecer os principais focos de interesse desses profissionais e buscar melhores respostas é que convidamos você, profissional da saúde que lida com diabetes, a responder uma rápida enquete. Reforçamos que não há resposta correta, assinale o que considerar mais adequado (tempo estimado de preenchimento de 2 minutos).

 

 

 
 
 
 

VOLTAR

...

Anuncie

Baixe o Mídia Kit da SBD, nele você encontrará todas as informações disponíveis para a veiculação de anúncios publicitários em nosso portal.

 

Fale Conosco

Rua Afonso Braz, 579, Salas 72/74 - Vila Nova Conceição, CEP: 04511-011 - São Paulo - SP

 

(11) 3846-0729
secretaria@diabetes.org.br

Expediente

 

Acesse nossas redes:

Showcases

Background Image

Header Color

:

Content Color

: