Notícias em Destaque

PARTICIPE E COMENTE!

Controle glicêmico no pré-diabetes reduz o risco cardiovascular

Controle glicêmico no pré-diabetes reduz o risco cardiovascular

Muitos acreditam que o pré-diabetes seja uma condição benigna, com pouca repercussão na saúde futura.

Consumo de ovos e diabetes mellitus

Consumo de ovos e diabetes mellitus

Uma pergunta sempre gerava debate quando eu ainda estava na escola: “Quem veio primeiro, o ovo ou a galinha?”

Diabetes e Menopausa

Diabetes e Menopausa

A chegada da menopausa é uma fase que gera muitas dúvidas para as mulheres.

Metade dos brasileiros subestima consequências mais graves do diabetes

Metade dos brasileiros subestima consequências mais graves do diabetes

Apenas 42% citam as doenças do coração como as complicações mais relevantes e só 55% destacam o comprometimento dos rins, segundo nova pesquisa da Sociedade Brasileira de Diabetes¹

Flávia Alessandra e Otaviano Costa alertam sobre as complicações do diabetes

Flávia Alessandra e Otaviano Costa alertam sobre as complicações do diabetes

Casal veste a camisa da campanha Diabetes sem Complicações, realizada pela Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), que vai chamar atenção sobre os principais problemas associados à doença. Médicos advertem também para a ocorrência, cada vez mais cedo, do diabetes entre os brasileiros.

A presença do diabetes pode ser obstáculo para o exercício da profissão de motorista?

A presença do diabetes pode ser obstáculo para o exercício da profissão de motorista?

No dia de ontem, recebemos um e-mail emocionado de um motorista de ônibus que alega ter sido discriminado no processo de seleção para esse cargo numa empresa de ônibus somente pelo fato dele ser portador de diabetes.

Modelo de perfil nutricional da OPAS

A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) lançou recentemente um Plano de Ação para a prevenção de obesidade em crianças e adolescentes, fornecendo informações baseadas em evidências para a formulação de políticas e regulamentações fiscais, com o objetivo de diminuir o consumo de alimentos não saudáveis. Dentre essas regulamentações, estão as informações encontradas na rotulagem frontal das embalagens de produtos alimentícios e também, as diretrizes nutricionais regionais estabelecidas para a alimentação escolar (Programas de Alimentação e venda de alimentos e/ou bebidas nas escolas).

O Modelo de Perfil Nutricional, é uma importante ferramenta desenvolvida a partir de robustas evidências científicas, de modo a classificar os alimentos e bebidas conforme quantidades aceitáveis de nutrientes críticos como sal, açúcar e gorduras trans.

Acesse e leia o documento na íntegra: clique aqui!

...

Diabetes e refrigerantes

Refrigerantes: questão de saúde pública

Já é de conhecimento geral a epidemia de doenças metabólicas em que vivemos, das quais se destacam a obesidade e o diabetes mellitus tipo 2. O estilo de vida moderno, caracterizado por sedentarismo e alimentação inapropriada, é o grande responsável pelo aumento dessas patologias. A estratégia de combate à obesidade e ao diabetes envolve medidas comportamentais tomadas pela própria população e medidas socioambientais que podem contar com o suporte de políticas públicas.

A alimentação leva em conta não apenas o que se come, mas também o que se bebe. Nos últimos anos, a literatura médica tem trazido cada vez mais informações a respeito dos prejuízos que as bebidas adoçadas artificialmente, sejam elas refrigerantes, sucos industrializados ou isotônicos, podem causar à saúde. Evidências são cada vez mais fortes de que o consumo regular de refrigerantes possa, além de aumentar o peso, causar diabetes, e pior, aumentar...

Aplicação de insulina em público

Você faz seus testes glicêmicos ou pratica autoaplicação de insulina em público? Dê sua opinião sobre esta polêmica

Comentário de Laura Kronen

No início de 2014, uma coluna de conselhos Miss Manners sugeriu que as pessoas com diabetes devem esperar até encontrar um lugar discreto para testar seu açúcar no sangue em vez de teste em público. Essa coluna causou fortes sentimentos entre a comunidade diabetes em ambos os lados. Nesta coluna, a autora Laura Kronen assume a posição oposta ao responder à reação do público a uma foto de si mesma injetando insulina em público.

Provavelmente, se você tem diabetes e não está sofrendo de um caso grave de agorafobia (temor ou medo angustiante que certas pessoas experimentam quando atravessam uma praça, uma rua, ou se vêem no meio da multidão), você provavelmente já teve de administrar insulina ou verificar o seu açúcar no sangue em um lugar público. Vou...

Obesidade metaforicamente saudável? Existe?

Em que extensão o peso corpóreo de uma pessoa pode influir em sua saúde? Uma pessoa magra tende a ser mais saudável que uma pessoa acima do peso? Existe, afinal, o fato de ser metabolicamente saudável, mesmo estando um pouco acima do peso? Para esta pequena polêmica, vamos aos fatos:

O que se sabe: algumas pessoas com índice de massa corporal que indicam obesidade não desenvolvem, no curto prazo, alterações metabólicas que poderiam nos preocupar, como aumento dos níveis de colesterol, níveis de açúcar e, consequentemente, não estariam, em tese, em risco de ter maiores complicações por causa do excesso de peso. Esta situação, que vem ganhando muita atenção no meio médico, agora tem nome e sobrenome ”obesidade metabolicamente saudável”, ou do termo em inglês “metabolically healthy obesity (MHO)”.

A consequência disso: bem, a primeira ideia levantada é que precisamos de outros parâmetros para avaliar o peso de uma pessoa...

Anuncie

Baixe o Mídia Kit da SBD, nele você encontrará todas as informações disponíveis para a veiculação de anúncios publicitários em nosso portal.

 

Fale Conosco

Rua Afonso Braz, 579, Salas 72/74 - Vila Nova Conceição, CEP: 04511-011 - São Paulo - SP

 

(11) 3846-0729
secretaria@diabetes.org.br

Expediente

 

Acesse nossas redes:

Toggle Bar

Showcases

Background Image

Header Color

:

Content Color

: