Em agosto de 2003 o Instituto da Criança com Diabetes(RS) foi inaugurado e o Professor Balduino Tschiedel recebia de seu filho Frederico, uma homenagem.
Encerrava-se uma jornada que resultou na construção do Instituto e iniciava-se outra que até o momento assistiu a mais de duas mil crianças e adolescentes em um total de 144.000 atendimentos.
Tomou posse nessa data, 09 de janeiro de 2012, como Presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes o Professor Balduino Tschiedel e nessa posição se destacam, suas credenciais academicas, seus serviços prestados à Sociedade Brasileira de Diabetes e naturalmente sua proposta de trabalho para o biênio.
A Editoria do Portal SBD deseja homenagear nosso Presidente Balduino Tschiedl mostrando o homem visionário, empreendedor, inovador, criativo, determinado, capaz de sonhar junto a outras pessoas com essas mesmas qualidades, e tornarem realidade um Projeto de melhores dias no tratamento da criança e adolescente com diabetes tipo 1.
Os sonhos se concretizaram em projetos que mobilizaram cidadãos, empresários, governos, federal, estadual e municipal resultando em trabalho voluntário, recursos financeiros, materiais de construção, equipamentos, mobiliário, solidariedade e amor.
O prédio do Instituto da Criança com Diabetes iluminado de azul no Dia Mundial do Diabetes.
E assim um prédio de 6 andares foi construído, totalmente equipado e estruturado.
Uma equipe completa de profissionais foi mobilizada formada por: endocrinologistas, pediatras, nefrologista, cirurgião, ginecologista, psiquiatra, enfermeiras, nutricionistas, psicóloga, assistentes sociais, dentista, educador físico, além de um time administrativo composto por captadores de recursos, promotores de eventos, financeiro, profissionais de informática e uma consultora bibliotecária.
Um Convenio com o Grupo Hospitalar Conceição permitiu o atendimento totalmente gratuito a portadores de diabetes infanto-juvenil.
Centro oftalmológico.
O Instituto da Criança com Diabetes, liderada pelo Professor Balduino Tschiedel, tem uma administração moderna, eficiente e transparente. Suas demonstrações contábeis são anualmente analisadas por Empresas Auditoras e aprovadas pelo Conselho Fiscal, de Administração e Assembléia Geral dos Sócios
Assim o Instituto da Criança com Diabetes(ICD) em Porto Alegre dá oportunidade a milhares de crianças do estado portadoras de diabetes tipo 1 de serem tratadas com as melhores evidencias cientificas, os melhores medicamentos, as melhores tecnologias, o carinho e a competência de uma de uma equipe multiprofissional.






