A Universidade Federal do Rio de Janeiro confere o título de PROFESSOR EMÉRITO ao Professor Titular que se destacou entre seus pares na vida acadêmica.
 

O Dr. José Egídio foi aprovado pelo Departamento de Clínica Médica (em reunião com representante dos alunos da Faculdade de Medicina e professores do departamento e posteriormente aprovado pela Congregação da Faculdade de Medicina). Em seguida, pelo colegiado do Centro de de Ciências da Saúde e por fim, aprovado por unanimidade e aclamação pelo Conselho Universitário da UFRJ.

Parabéns, Dr. José Egídio!
 
Em 1967, ingressou no primeiro ano de medicina na Praia Vermelha.
 

Durante os anos de graduação participou ativamente do movimento estudantil ligado ao Centro Acadêmico Carlos Chagas da Faculdade de Medicina e como representante de turma de graduação junto às disciplinas curriculares.

Sua vocação docente nasceu na Praia Vermelha durante a graduação na UFRJ, mas cresceu e criou corpo na Santa Casa da Misericórdia. Como assistente voluntário participou de todas atividades do Instituto de Endocrinologia e Nutrologia, e a partir de 1974, passou a ser escalado para aulas teóricas no curso de graduação na Faculdade de Medicina, no setor Nutrologia. Mas a maturidade docente foi atingida, com a aprovação no concurso para Professor Assistente e a conseqüente lotação no Serviço de Nutrologia do HUCFF-UFRJ. 
 
Criou em 1987, o Curso de Aperfeiçoamento em Diabetes, um curso profissionalizante prático de treinamento em Serviço, que recebeu e treinou durante seu funcionamento doze endocrinologistas de todo Brasil.
 
Foi presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes no biênio 2002/2003 e fomentou o crescimento do site da SBD , considerado hoje um dos três mais visitados na área da saúde pelo Ibest no Brasil. Neste site, colabora com um dos assuntos mais procurados “Mitos no Diabetes Mellitus”.

Participou como organizador das Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes em 2011, 2012, 2013 e 2014.

Tem participado de vários programas de rádio, televisão, artigos e entrevistas em jornais, revistas, sites, etc. sempre oferecendo esclarecimentos sobre alimentação, saúde, diabetes, obesidade, dislipidemias e outras afecções metabólicas e endócrinas, na tentativa de passar informações de qualidade para nossa população.
 
Tem oitenta e oito artigos publicados em revistas médicas, sendo trinta e cinco em revistas internacionais ou de língua inglesa e os demais em revistas nacionais. Cinco livros sobre diabetes publicados, com as duas primeiras edições esgotadas e vinte e seis capítulos escritos a convite, em livros organizados por editores, sobre diabetes e outras afecções endócrino-metabólicas, o que demonstra a confiança destes colegas, na sua capacidade, nestas áreas.

Mais de cinquenta entrevistas e artigos em jornais, revistas ( como a Veja e ISTOÉ de circulação nacional), magazines, sites e televisão, apresentados no sul, norte, nordeste e sudeste do Brasil. Também na América Latina (Chile e Peru), América Central e México.

Tem participação em todos os Consensos realizados pela Sociedade Brasileira de Diabetes, na IV Diretrizes Brasileiras de Hipertensão das Sociedades Brasileira de Cardiologia, Hipertensão, Nefrologia e Associação Médica Brasileira, na Diretriz Latino Americana de Obesidade e na I Diretriz Brasileira de Síndrome Metabólica das Sociedades Brasileiras de Cardiologia, Endocrinologia e Metabologia, Diabetes, Obesidade e Associação Médica Brasileira, onde participamos do corpo editorial e como coordenador do grupo responsável pelo diabetes mellitus. Por fim, considero muito a minha participação na organização das diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes desde 2011 até o presente.