Barbara McClatchey foi uma das 3 ganhadoras do prêmio “Diabetes Mine 2010 Design Challenge”, desafio americano onde pessoas comuns ou mesmo profissionais concorrem com idéias para melhorar a vida dos portadores de diabetes. Dos vencedores, particularmente esta idéia eu achei a mais interessante e trago para a coluna, pois se um dia tornar-se real, será uma aquisição muito útil.  Sua idéia chama-se TEST DRIVE. Consiste em um aparelho que já vem com o carro ou caminhões (imaginem o impacto positivo em trabalhadores!), e que faz com que o carro somente ligue se a glicemia estiver dentro de parâmetros adequados. Por via wireless este aparelho comunica-se com um monitor de glicemia, que de acordo com o resultado irá permitir que o carro ligue. Se a pessoa estiver em hipoglicemia o aparelho solicita que o portador de diabetes tome alguma atitude e repita o teste em 10 minutos. Ou seja, torna-se obrigatório ao portador de diabetes realizar o teste para dirigir. Este aparelho poderia ser programado para solicitar testes em tempos determinados como forma de prevenção das crises de hipoglicemia, pois sabemos do enorme risco de acidentes e mortes por acidentes de carro quando em uma crise de hipoglicemia. Na verdade esta é uma das maiores causas de morte em portadores de diabetes tipo 1. Além do já descrito o aparelho conversa com sensores de glicose e iria “comunicando-se” com a pessoa para que tome atitudes que previnam a queda da taxa de glicose.

Acoplado a ele uma sensor com câmera fotográfica que identifica o usuário. Se o indivíduo não for o diabético, ele libera o carro sem necessidade do teste de glicemia.

Aparelho semelhante já existe na forma de protótipo para uso com o famoso bafômetro, onde o carro só liga se os níveis alcoólicos estão dentro da normalidade.

A frase de efeito da idealizadora é:  “Use de Test Drive and Arrive Alive” ou seja, use o Test Dirve e volte vivo.

Incrível não acham?

Vejam o Vídeo em: http://youtu.be/TJPkshyCm0Y

VOLTAR

Informações do Autor

Dr. Márcio Krakauer
Médico, editor do site da SBD
Presidente da ADIABC
Endocrinologista colaborador do site da SBD