Já imaginou realizando o teste de glicemia capilar e o monitor “falando” o valor da glicemia? Pois é, isso já é uma realidade. Pessoas com deficiência visual parcial ou total, podem se beneficiar destes sistemas, que não apenas falam o valor da glicemia, mas também falam o passo a passo na hora de realizar o teste de glicemia capilar. Algumas empresas se especializaram neste assunto, e destacarei 2 delas na nossa coluna.

1 – Prodigy Auto-Code: A empresa Americana Prodigy, deidcada a produtos para Diabetes, possui 2 monitores com estas características. O “PRODIGY AUTO CODE” é um monitor semelhante aos existentes no Brasil, porém possui algumas características peculiares: Não necessita de codificação, o que facilita seu uso, pode ser utilizado em locais alternativos, faz o teste em 6 segundos e “fala” o valor da glicemia em 4 Idiomas – Inglês, Espanhol, Francês e Árabe. Ainda não é disponível no Brasil, apenas pode ser adquirido em sites de compras americanos. Assista ao video deste produto:

2- SensoLite Novaplus: Este monitor produzido pela Húngara 77 Elektronika Kft. Também tem as características básicas dos monitores usualmente existentes, faz teste em 5 segundos, utiliza tecnologia de biosensores, usa apenas 0,5 ul de volume para teste, e pode ser calibrado para sangue total ou equivalente plasmatico. Pode ser utilizado em diversas línguas inclusive o Português (de Portugal). Também fala o valor da glicemia e todos os passos para realização da glicemia capilar. Possivelmente comercializado no Brasil, não sabemos o preço. Para outras informações acesse: http://tecnovisao.net/

A Roche Diagnostica comercializava o monitor Accuchek Go, que não fala, mas emite sons tipo “bip”, e desta forma, pode-se saber o valor da glicemia. Porém este produto não é mais comercializado.

Se você conhece ou tem alguma experiência com esta questão escreva-nos.

VOLTAR

Informações do Autor

Dr. Márcio Krakauer
Médico, editor do site da SBD
Presidente da ADIABC
Endocrinologista colaborador do site da SBD