A Dra Hermelinda Pedrosa, Assessora para Relações Governamentais e Presidente Eleita da SBD 2018-2019, representou o Dr Luiz Turatti, atual Presidente da SBD, no II Fórum Nacional de Diabetes, promovido pelo Interlegis, Senado Federal, Brasília, dia 28 de abril de 2015. Na ocasião da abertura da mesa, a endocrinologista enalteceu o trabalho da SBD enquanto sociedade científica, na cooperação e repasse do conhecimento científico sobre a doença ao Ministério da Saúde e destacou o trabalho da preparação do dossiê para a incorporação das insulinas ultrarrápidas à CONITEC, confeccionado pelas Dras Karla Melo e Luciana Bahia, que será o primeiro passo para melhorar o tratamento do Diabetes Tipo 1 no SUS.

A ADJ Diabetes Brasil promove no dia 5 de maio, às 10h, a audiência pública: A realidade do tratamento do diabetes no Brasil e sua judicialização, que será realizada no auditório Paulo Kobayashi, na Assembleia Legislativa. Nele, estarão presentes deputados, representantes do Ministério Público e da Defensoria Pública, da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, como também do Ministério da Saúde.

A FDA determinou a revisão dos dizeres de rotulagem de medicamentos contendo metformina para indicar que esses produtos podem ser usados com segurança em pacientes com insuficiência renal leve a moderada.

O parâmetro laboratorial atualmente utilizado para a avaliação da função renal é a creatinina sérica e deve também ser substituído pela taxa de filtração glomerular (TFGe) que proporciona uma melhor estimativa da função renal.

Em artigo de revisão recém publicado na revista científica Diabetes Research and Clinical Practice, da IDF, dois especialista brasileiros, membros da equipe de coordenação do Acampamento ADJ/UNIFESP/NR (Marco Vivolo e Mark Barone), e um estadunidense, atual vice-presidente da Associação Internacional dos Acampamentos de Diabetes, DECA, e ex-Diretor do Camp Joslin (Paul Madden), realizam o maior levantamento de estudos e publicações sobre Acampamentos Educativos de Diabetes já feito e chegam a conclusões inéditas.

O diabetes é frequentemente uma doença insidiosa que não se manifesta explosivamente mas que, uma vez identificado, torna-se uma condição permanente que pode ser controlada mas ainda não pode ser curada. O mau controle do diabetes, decorrente de tratamentos inadequados e de adesão apenas parcial às recomendações médicas é o fator responsável pelas complicações crônicas da doença.

Anuncie

Baixe o Mídia Kit da SBD, nele você encontrará todas as informações disponíveis para a veiculação de anúncios publicitários em nosso portal.

 

Fale Conosco

Rua Afonso Braz, 579, Salas 72/74 - Vila Nova Conceição, CEP: 04511-011 - São Paulo - SP

 

(11) 3846-0729
secretaria@diabetes.org.br

Expediente

 

Acesse nossas redes:

Toggle Bar

Showcases

Background Image

Header Color

:

Content Color

: