Teve início terça-feira, 31 de janeiro, o Curso Avançado em DM1 – Teoria, Prática e Complicações, destinado a profissionais de saúde. Esta é uma versão especial do programa Educando Educadores - Curso de Qualificação em Educação em Diabetes para Profissionais de Saúde, parceria de sucesso da ADJ – Diabetes Brasil e a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), com apoio da IDF (International Diabetes Federation).

Essa edição especial, que acontece no NR Acampamentos, em Sapucaí Mirim (MG) paralelamente à realização do 37º Acampamento ADJ-Unifesp para Crianças e Jovens com Diabetes, tem apoio da estrutura e direção do NR por meio do Dr Marco Antonio Vívolo e toda a sua equipe.

Participam desta 1ªedição do Curso Avançado em DM1 52 profissionais de saúde, entre médicos, nutricionistas, enfermeiros, farmacêuticos e assistentes sociais, além de 11 observadores de empresas de apoio. Do programa, constam aulas teóricas expositivas e oficinas práticas educativas sobre alimentação saudável e atividade física como aliadas no tratamento, insulinização, monitorização e prevenção de complicações, sempre com o objetivo de treinar o profissional para o desenvolvimento dos comportamentos do autocuidado da pessoa com diabetes. Além disso, os profissionais participantes podem acompanhar algumas atividades do acampamento, vivenciando situações do dia a dia de crianças e jovens com diabetes tipo 1.

Graça Camara, coordenadora do programa Educando Educadores, diz estar empolgada com esse curso inédito, que atraiu profissionais de todo o país. ’’Temos representantes do Amazonas, Ceará, Distrito Federal, Minas Gerais, Santa Catarina, Sergipe, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rondônia, Maranhão, Espírito Santo e São Paulo capital e interior, além de uma representante do Paraguai’’, conta. Todos motivados a aprender e trocar experiências entre si e com a equipe interprofissional responsável sobre como lidar com o diabetes tipo 1 sob o olhar educativo. A oportunidade de ter contato com as novas tecnologias para controle da glicemia, aplicação de insulina e as pesquisas sobre melhor tratamento e caminhos da cura também são destaque nesta programação.

Os presidentes da ADJ e da SBD, Carlos José Augusto da Costa e Luiz Turatti, bem como Sergio Metzger, representante da IDF SACA, estão muito confiantes nessa nova modalidade de Curso voltado para a educação em diabetes de profissionais de saúde e vão estar presentes em alguns momentos do curso, prestigiando a equipe de trabalho responsável bem como os alunos de tantas regiões diferentes que acreditaram nesta proposta.

O I Curso Avançado em DM1 – Teoria, Prática e Complicações é uma realização da ADJ-Diabetes Brasil e da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), com apoio institucional da IDF (International Diabetes Federation) e do NR Acampamentos. Patrocinam esta edição especial as empresas Eli Lilly do Brasil, Roche Diagnóstica Brasil, Novo Nordisk Farmacêutica do Brasil, BD- Becton Dicknson, Medtronic Comercial, Abott Laboratórios do Brasil e Bayer S.A.



Sonia de Castilho



VOLTAR