A Sociedade Brasileira de Diabetes lançou o primeiro Manual Oficial de Contagem de Carboidratos em 2003 que, desde então, vem sendo aperfeiçoado com ampliação da lista de alimentos, para atender as necessidades das pessoas com diabetes. O novo Manual aqui apresentado está com uma formatação mais moderna e textos com linguagem de fácil entendimento. Para melhorar o acesso à informação, mais ilustrações foram incluídas, visando auxiliar no manuseio por pessoas de todas as idades. Além disso, para facilitar o uso rotineiro, o alimento foi listado por ordem alfabética e de acordo com a sua medida caseira.

A elaboração da nova versão do Manual teve a coordenação da nutricionista Luciana Bruno e contou com a expertise de Nutricionistas das 05 regiões do Brasil, integrantes do Departamento de Nutrição (gestão 2014-2015). A realização desse material foi fruto do grande esforço e dedicação de várias pessoas e, sobretudo, da perseverança daqueles que transformam com ética, o saber técnico em qualidade de vida para a pessoa com diabetes.

A continuidade e finalização de um trabalho sólido e de alta relevância como esse, não só inaugura a gestão 2016-2017 com chave de ouro, como fortalece a parceria entre os profissionais e coordenações envolvidas. Sendo assim, é com muito orgulho que apresentamos o novo Manual Oficial de Contagem de Carboidratos e esperamos que esse seja uma ferramenta útil, transformadora e que facilite o dia-a-dia das pessoas com diabetes e profissionais envolvidos. 



Maristela Bassi Strufaldi I Deise Regina Baptista
Coordenadoras do Departamento de Nutrição da SBD (Gestão 2016 - 2017)

Marlene Merino Alvarez I Luciana Bruno
Coordenadora e Vice Coordenadora do Departamento de Nutrição da SBD (Gestão 2014 - 2015) 

VOLTAR