Uma das grandes características do paciente com Diabetes Mellitus (DM) é que sempre existe alguém (vizinho, amigo, parente, etc.) que conhece algum tratamento “popular” altamente efetivo para a sua doença. Esse tratamento pode ir desde uma planta, uma fruta diferente, um chá e até mesmo algumas crendices populares.
A partir de agora, teremos aqui no site da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) uma coluna que irá abordar estes tratamentos “populares” para o Diabetes. O objetivo aqui será esclarecer para o leitor o que existe de verdade e o que é pura especulação sobre os tratamentos para o diabetes que estão na “Boca do Povo”. E este mês começaremos com um dos temas que muito me agrada: o café e o Diabetes.
O café é um dos grandes prazeres de todo brasileiro. Para nós, endocrinologistas, não é incomum, ao darmos um diagnóstico de Diabetes para um paciente, ouvirmos a pergunta: “Mas doutor, e o meu cafezinho? Posso continuar tomando?”.
Existem diversos estudos publicados na literatura científica que indicam benefícios do café, principalmente em se tratando de prevenção do DM. Uma das mais importantes revistas na literatura médica (Journal of the American Medical Association) publicou uma revisão sobre o assunto demonstrando alguns resultados bem interessantes.
Os autores concluem que indivíduos que bebem de 04 a 06 doses de café por dia tem um risco de DM 28% menor do que aqueles que bebem menos de 02 doses por dia. Para indivíduos que bebem mais de 07 doses, a redução de risco é de 35%. A literatura científica é bem concordante sobre este assunto: parece que o consumo de quantidades moderadas de café diariamente tem uma série de benefícios no metabolismo da glicose.
Vários mecanismos já foram propostos (e alguns demonstrados cientificamente) para explicar os benefícios do café sobre os níveis de glicose. Parece que os principais efeitos do café estão relacionados à suas propriedades antioxidantes (tanto que diversos outros benefícios sobre outras doenças também já forma descritos).
Além disso, alguns dos componentes do café parecem também atuar diminuindo a absorção de glicose no intestino e também melhorando a captação e o aproveitamento da glicose pelos músculos. Outro mecanismo importante parece ser a melhora da secreção de insulina pelo pâncreas, principalmente nos períodos após a alimentação. Para os que são fãs do café descafeinado, podem ficar tranqüilos.
Os benéficos do café sobre os níveis da glicose estão relacionados a produtos do café, e não a cafeína. Na verdade, a cafeína é um produto que, em altas doses, pode inclusive ter efeitos deletérios. Alguns autores já sugerem que os benefícios para a glicose podem ser até maiores com o café descafeinado.
É importante deixar registrado aqui que não existe nenhum estudo ou recomendação de que o café deva ser utilizado para o tratamento do DM ou do paciente com pré-diabetes. Eles simplesmente sugerem que o consumo regular de uma quantidade moderada de café pode trazer benefícios pro metabolismo da glicose. Para aqueles pacientes diabéticos que adoram o seu cafezinho, fiquem tranqüilos. Além de delicioso, ele também pode fazer parte de sua dieta com uma série de benefícios.
E você? Já ouviu falar de algum efeito de algum produto sobre a glicose e o Diabetes? Mande sua dúvida ou sugestão para nossa nova coluna que, sempre que possível, faremos uma revisão da literatura científica e colocaremos o que existe de verdade e de mito sobre os tratamentos que estão por ai, na “boca do povo”.
Leitura recomendada para Médicos:
1 - van Dam RM, Dekker JM, Nijpels G, Stehouwer CD, Bouter LM, Heine RJ; Hoorn study. Coffee consumption and incidence of impaired fasting glucose, impaired glucose tolerance, and type 2 diabetes: the Hoorn Study. Diabetologia. 2004;47(12):2152-9
2 - van Dam RM, Hu FB. Coffee consumption and risk of type 2 diabetes: a systematic review. JAMA. 2005;294(1):97-104.
3 - van Dam RM, Willett WC, Manson JE, Hu FB. Coffee, caffeine, and risk of type 2 diabetes: a prospective cohort study in younger and middle-aged U.S. women. Diabetes Care. 2006;29(2):398-403.
4 - Hamer M, Witte DR, Mosdøl A, Marmot MG, Brunner EJ. Prospective study of coffee and tea consumption in relation to risk of type 2 diabetes mellitus among men and women: the Whitehall II study. Br J Nutr. 2008;100(5):1046-53
5 - Huxley R, Lee CM, Barzi F, Timmermeister L, Czernichow S, Perkovic V, Grobbee DE, Batty D, Woodward M. Coffee, decaffeinated coffee, and tea consumption in relation to incident type 2 diabetes mellitus: a systematic review with meta-analysis. Arch Intern Med. 2009;169(22):2053-63.
Dr. Rodrigo O. Moreira
Médico Endocrinologista do Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia do Rio de Janeiro (IEDE)






