Dr. Luciano Giacaglia

  • Coordenador do Departamento de Hiperglicemia Hospitalar da SBD
  • CRM 70676

O controle da hiperglicemia em ambiente hospitalar é ainda uma área bastante desafiadora dentro da endocrinologia.

Após anos de estudos e de análise de novas evidências clínicas, abrangendo o cuidado do paciente em todos os âmbitos hospitalares, desde o momento da internação até a sua alta, podemos dizer que atingimos um nível de conhecimento capaz de garantir um controle glicêmico bem próximo do ideal. Ao mesmo tempo, a instituição de protocolos bem definidos permitiu a redução de co-morbidades associadas à hiperglicemia, assim como uma importante diminuição na ocorrência de hipoglicemias e na taxa de mortalidade, aliado a uma expressiva redução nos custos econômicos diretos e indiretos da internação hospitalar. Parte deste conhecimento evoluiu também com o desenvolvimento de novas tecnologias aplicadas ao diagnóstico e ao tratamento da hiperglicemia.

Com o intuito de disseminar as novidades nesta área, através de informações de cunho prático, inauguramos este canal educativo na revista eletrônica da SBD, que apresentará artigos relevantes na área de hiperglicemia hospitalar, com periodicidade inicialmente trimestral. Em conjunto com o último Posicionamento Oficial da SBD n03/2015 - Controle da Glicemia no Paciente Hospitalizado, disponível na íntegra neste site, pretendemos fornecer os subsídios mínimos para uma abordagem glicêmica segura em ambiente hospitalar.

Nossa primeira contribuição vem do Grupo de Diabetes do Hospital das Clínicas da FMUSP, chefiado pela Profa. Dra. Marcia Nery, que desenvolveu um aplicativo informatizado, adequado à realidade dos hospitais públicos brasileiros, que permite, de maneira bastante simples e prática, conduzir o controle glicêmico de pacientes hospitalizados.

Para maiores informações sobre este projeto clique no link abaixo:



Clique na imagem acima

Contato

(11)3842-4931

Rua Afonso Braz, 579, Salas 72/74 Vila Nova Conceição, CEP: 04511-011 São Paulo - SP

Copyright © 2017 - Sociedade Brasileira de Diabetes