Bomba de Insulina melhora ou piora o sono?

Dr. Mark Barone

  • Doutor em Fisiologia Humana (ICB/USP)
  • Especialista em Educação em Diabetes (ADJ-IDF-SBD, UNIP e IDC)
  • Autor dos livros “Tenho diabetes tipo 1, e agora?” e “Diabetes: conheça mais e viva melhor”
  • Autor do blog www.tenhodiabetestipo1eagora.blogspot.com

Em artigo recém-publicado, foi revelado que os adolescentes (idade média de 16,4 anos) com diabetes tipo 1 e em uso de bomba de insulina (34,8% dos 159 participantes da pesquisa) apresentam menos distúrbios (p < 0,001) e mais tempo de sono noturno (7,8h vs. 7,2h, p=0,013) do que aqueles que usam outras formas de administração de insulina injetável.1 De forma complementar, sabe-se que menos distúrbios e duração e qualidade adequadas do sono favorecem um melhor controle glicêmico, visto que auxiliam na regulação da secreção de diferentes hormônios.2

A hemoglobina glicada (HbA1c), como se costume, associou-se fortemente (de forma inversa) à frequência do monitoramento de glicemia capilar (quanto mais testes, menor o valor da HbA1c, p < 0,001). Apenas nos adolescentes do sexo masculino foi observada maior qualidade do sono associada à HbA1c mais baixa (p < 0,05).

Além disso, um resultado que pode coincidir com a realidade de muitos é a associação entre a idade e todos os parâmetros estudados, menos com a HbA1c. No caso, quanto maior a idade dos adolescentes, menor a frequência de checagens da glicemia. Em relação ao sono, quanto maior a idade, menor a duração, mais distúrbios, mas, por outro lado, maior a qualidade do sono. Portanto, fica a dica. Além da bomba de insulina, o aumento da frequência de testes de glicemia melhora, além do controle, o sono. E, o sono, de qualidade e duração adequada, contribui para um melhor controle glicêmico.


Referências bibliográficas:

1. Jaser, Sarah S. and Ellis, Deborah. Sleep in adolescents and young adults with type 1 diabetes: associations with diabetes management and glycemic control. Health Psychology and Behavioral Medicine 2016:4(4);49-55.

2. Barone MTU, Menna-Barreto L. Diabetes and sleep: A complex cause-and-effect relationship. Diabetes Res Clin Pract 2011;91:129-37.

VOLTAR

Você não tem permissão para enviar comentários

Fale Conosco SBD

Rua Afonso Braz, 579, Salas 72/74 - Vila Nova Conceição, CEP: 04511-0 11 - São Paulo - SP

(11) 3842 4931

!-

secretaria@diabetes.org.br

-->

SBD nas Redes