Um compilado de histórias que tecemos ao longo da vida em meio às diferenças.

As lembranças de um Zagury que é ora inventor, ora protagonista


É assim que eu conto - Leão Zagury

“Foi delicioso. O céu me mostrava as estrelas e o cafuné da minha mãe me mostrava o sonho. Orgulhosa, foi apontando a constelação do Cruzeiro do Sul. Sabia tudo.”

Este livro é sobre crescer e não esquecer. É como uma saudade bucólica, um final de tarde perto do rio Amazonas que banha a cidade de Macapá, cidade de muitos personagens, repleta de memória e nomes, pluralidade esta que pulsa na escrita do autor.

As crônicas de Leão Zagury mapeiam gente de vários tipos, crenças e diferenças em um norte do país repleto de singularidades, fala mansa, premonições em bananeiras, medos, casos de família. A obra é um recorte sobre a infância e seus deleites, as pessoas que perdemos, o preço da amizade, as invenções gastronômicas do Amapá, o crescer em meio às diferenças, a importância “que o médico deve dar à relação com seu paciente.”

Somos transportados às lembranças do tio Casico, contador de histórias, e à vida médica de Zagury com a mesma intensidade que o autor descreve a perda do pai.

Leão Zagury vai da época de empinar pipas e tomar a cidade como um ato de rebelião sem causa à delicadeza de um grande inventor de histórias. Cada crônica é uma pausa num tempo que parece dobrar a esquina, tão presente e ainda tão vivo, com uma narrativa imagética tão próxima que parece que estamos a espiar pela fechadura. Nas palavras do autor, tudo nos encanta e é nesse encanto entre o aprender e o ensinar que a obra brilha.

SOBRE O AUTOR

Leão Zagury é médico endocrinologista. Presidiu a Academia de Medicina do Rio de Janeiro e foi fundador e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes. Cidadão carioca e amapaense, é autor de Diabetes sem medo, O menino e o macaco Caco, O jacaré que comeu a noite. Ganhou o 1º lugar no concurso de poesias e 2º no de contos da Academia Brasileira de Médicos Escritores em 2016.

É ASSIM QUE EU CONTO

Leão Zagury

Editora Jaguatirica, Rio de Janeiro, 2018

ISBN 9788556621214

280 páginas

Preço: R$ 45,90 reais

SERVIÇO

Lançamento: Livraria da Travessa - Leblon

Dia: 21 de março de 2018, terça-feira

Horário: 19 h às 22h

Endereço: Av. Afrânio de Melo Franco, 209, loja 205-A

Tel.: (21) 3138-9600

Fale Conosco SBD

Rua Afonso Braz, 579, Salas 72/74 - Vila Nova Conceição, CEP: 04511-0 11 - São Paulo - SP

(11) 3842 4931

!-

secretaria@diabetes.org.br

-->

SBD nas Redes