Acesse a área de Profissionais

Muitos estudos estão direcionados para elaborar intervenções que possam bloquear ou minimizar as doenças metabólicas induzidas pela obesidade. Dentre estes, o nosso grupo de pesquisa estuda mecanismos e intervenções capazes de melhorar o controle metabólico, modulando o bom funcionamento do organismo frente aos danos decorrentes principalmente do diabetes mellitus tipo 2.

Add a comment

Contrariamente ao que se observa com o diabetes tipo 2, a metformina não apresenta benefícios significativos no tratamento do diabetes tipo 1 (DM1). Apesar de proporcionar pequenas reduções de massa corporal (IMC) e da dose de insulina em curto prazo, a metformina como um adjunto da terapia insulínica intensiva não conseguiu produzir benefícios de longo prazo em pacientes com DM1.

O estudo retrospectivo de 10 anos incluiu 2 coortes com DM1: o grupo 1 recebeu metformina adjuvante por ≥6 meses (n=186), e o grupo 2 ou recusou metformina (n=25) ou aderiu à terapia por

Os dados da linha de base indicaram que o IMC foi significativamente mais elevado e a dose de insulina mais baixa para os doentes no grupo 1, os níveis de A1C não diferiram significativamente. Durante os primeiros anos de tratamento com metformina, os pacientes do grupo 1 experimentaram uma redução pequena, mas não significativa do IMC e da dose de insulina. No entanto, no ano 10, não foram relatados efeitos no IMC, na dose de insulina ou nos níveis de A1C.

Os autores concluíram que a metformina não está associada a efeitos benéficos de longo prazo sobre o IMC, A1C ou dose diária de insulina quando adicionada como terapia adjuvante à terapia insulínica intensiva em pacientes com DM1.

Referência bibliográfica

1. Staels F, Moyson C, Mathieu C. Metformin as add-on to intensive insulin therapy in type 1 diabetes mellitus [published online March 20, 2017]. Diabetes Obes Metab. doi:10.1111/dom.12948

Add a comment ...

Com relação às mudanças no Programa Farmácia Popular, recentemente anunciadas pelo Governo Federal, em especial relacionadas ao possível fechamento de suas unidades próprias de farmácias, é importante esclarecer que essas medidas não impactam o atual modelo de dispensação gratuita de alguns medicamentos à população por meio do programa.

Ainda que o fim das farmácias próprias nos municípios se confirmem parcial ou totalmente, alguns medicamentos seguirão sendo disponibilizado de forma gratuita por meio das farmácias privadas credenciadas ao Farmácia Popular e que já são hoje o principal e maior canal de distribuição dos medicamentos do programa aos pacientes.

Add a comment ...

A prestigiada revista médica New England Journal of Medicine publicou em 02 de julho de 2015 uma excelente revisão conceitual sobre o uso de placebos na prática médica. Os autores ressaltam que o efeito placebo não se restringe apenas aos efeitos positivos de uma substância inerte sobre o organismo mas, também, pode ser derivado de crenças religiosas, rituais, símbolos ou interações de grupos. Afinal, qual é o conceito correto de placebo nos dias atuais?

Add a comment

Fale Conosco SBD

Rua Afonso Braz, 579, Salas 72/74 - Vila Nova Conceição, CEP: 04511-0 11 - São Paulo - SP

(11) 3842 4931

SBD nas Redes