Acesse a área de Profissionais

Muitas pessoas não sabem que têm diabetes porque não fazem o controle. Outras negligenciam e não se tratam, o que pode levar a complicações.

Quase metade dos brasileiros que têm diabetes não sabe e a cada três segundos, uma pessoa descobre que tem a doença no mundo.

O Bem Estar do sia 05/12 falou sobre o assunto e o médico de família Gustavo Gusso explica como enfrentar o desafio de ter crianças ou adolescentes diabéticos em casa. Já a endocrinologista Cintia Cercato garante que dá para ter uma vida normal em convivência com a doença. Mas será que diabético pode comer doce? Só alimentos diet estão permitidos? O programa explica o que é mito e verdade.

Muitas pessoas não sabem que têm diabetes porque não fazem o controle da glicemia. Outras negligenciam a doença e não se tratam, o que leva a complicações graves, que poderiam ser evitadas. Após os...

Os doutores foram convidados para participarem como oradores da Reunião de Audiência Pública para “debater a gravidade da situação do diabetes entre a população brasileira, bem como medidas que podem ser tomadas no sentido de minorar as consequências daquela doença em nosso país”. A audiência aconteceu dia 30 de Novembro, às 9 horas, na sala Florestan Fernandes, Plenário nº 9, da Ala Senador Alexandre Costa, Anexo II do, Senado Federal.

Em atendimento ao Requerimento nº 31, de 2016-CAS, de iniciativa dos Senadores Ronaldo Caiado e Waldemir Moka.

Oradores participantes

  • Dra. Hermelinda Cordeiro Pedrosa

Médica Endocrinologista e Assessora de Relações Governamentais da Sociedade Brasileira de Diabetes

  • Dr. João Eduardo Nunes Salles

Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia

  • Dr. Marcos Pereira de Ávila

Membro do Conselho de Diretrizes e Gestão do Conselho Brasileiro de Oftalmologia

  • Dra. Carmen Tzanno Branco Martins

Presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia

  • Dr. Roberto Sacilotto

Diretor...

Metade dos pacientes de diabetes pode ter complicações com infarto e AVC, diz pesquisa

Com minha mãe foi assim… Um quadro crônico de diabetes, que a deixou insulinodependente antes dos 50 anos, evoluiu para um Acidente Vascular Cerebral quando ela tinha apenas 58. Foram longos sete anos lidando com as fortes sequelas causadas por uma das doenças mais incapacitantes que existem. Até que perdeu a luta para o AVC, aos 65 anos de idade. Minha mãe foi, infelizmente, mais uma numa triste estatística: metade das mortes em pacientes diabéticos é provocada por problemas cardiovasculares, como infarto e AVC, segundo dados da International Diabetes Federation (IDF).

Apesar disso, somente 3% das pessoas diabéticas temem as consequências cardíacas da doença, segundo uma nova pesquisa encomendada pela Sociedade Brasileira de Diabetes ao Ibope Inteligência. O levantamento mostrou que até 40% dos indivíduos com diabetes também desenvolvem problemas nos rins e apresentam um risco...

Uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), em parceria com o Ibope e duas farmacêuticas, constatou que mais da metade das pessoas com diabetes não sabe dos riscos que correm de ter doenças cardíacas relacionadas. Diante disso, a SBD criou uma campanha para conscientizar a população sobre o impacto da diabetes sobre o coração e os rins. A “Diabetes sem complicações” chega hoje ao Rio e fica até amanhã, na Estação General Osório do Metrô, em Ipanema, na Zona Sul do Rio.

— O objetivo é que se reconheça e cuide da diabetes precocemente. É importante que os já diagnosticados façam o controle da doença e exames regularmente — diz Melanie Rodacki, presidente da regional da SBD no Rio.

A médica alerta para os sintomas da doença:

— Urinar muito, beber muita água (sede excessiva), acordar à noite pra urinar, visão turva e perda de peso inexplicável podem ser...

Pagina 1 de 16

Fale Conosco SBD

Rua Afonso Braz, 579, Salas 72/74 - Vila Nova Conceição, CEP: 04511-0 11 - São Paulo - SP

(11) 3842 4931

SBD nas Redes