Qual o impacto do mau controle do diabetes na mortalidade por causas específicas?

Dr. Augusto Pimazoni-Netto

  • Coordenador do Grupo de Educação e Controle do Diabetes do Hospital do Rim e Hipertensão da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP
  • E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Os autores deste artigo calcularam os índices de risco de morte por causas específicas, conforme o estado clínico e o nível de glicose em jejum, a partir de dados de uma população responsável por 123.205 mortes entre 820.900 pessoas em 97 estudos prospectivos.

Após ajuste para idade, sexo, tabagismo e índice de massa corpórea, os coeficientes de risco entre as pessoas com diabetes em comparação com as pessoas sem diabetes foram os seguintes: 1,80 para morte por todas as causas; 1,25 para mortes por câncer; 2,32 para mortes por causas vasculares e 1,73 para mortes por outras causas.



Os índices de periculosidade foram consideravelmente reduzidos após o ajuste adicional para as medidas de glicemia, mas não após ajustes para pressão arterial sistólica, níveis de lipídios, inflamação ou marcadores renais. Os níveis de glicose em jejum superiores a 100 mg/dL, mas não os níveis de 70 a 100 mg/dL, foram associados à morte, ou seja, com o controle adequado do diabetes torna-se possível manter a glicemia de jejum abaixo de 100 mg/dL, uma vez que os aumentos de risco mencionados anteriormente ocorreram nos indivíduos com glicemia de jejum acima de 100 mg/dL.

Os autores concluem que, além da doença vascular, o diabetes mal controlado está associado à morte prematura por vários tipos de câncer, doenças infecciosas, causas externas, autoajuda intencional e distúrbios degenerativos, independentemente de vários fatores de risco.

Fonte: The Emerging Risk Factors Collaboration. Diabetes Mellitus, Fasting Glucose, and Risk of Cause-Specific Death. N Engl J Med 2011; 364:829-841.

Você não tem permissão para enviar comentários

Mais Temas

Fale Conosco SBD

Rua Afonso Braz, 579, Salas 72/74 - Vila Nova Conceição, CEP: 04511-0 11 - São Paulo - SP

(11) 3842 4931

!-

secretaria@diabetes.org.br

-->

SBD nas Redes