Cirurgia Bariátrica, Obesidade Severa e Expectativa de Vida

Dr. Augusto Pimazoni-Netto

  • Coordenador do Grupo de Educação e Controle do Diabetes do Hospital do Rim e Hipertensão da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP
  • E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
A cirurgia bariátrica pode promover muitas alterações metabólicas altamente desejáveis, mas o impacto de longo prazo da cirurgia bariátrica na expectativa de vida em pacientes
com diabetes ainda não foi quantificada. O estudo avaliou dados de três grandes coortes:

1) 159.000 pacientes diabéticos severamente obesos, sendo 4.185 submetidos à cirurgia bariátrica, oriundos de bancos de dados de empresas de seguro saúde;

2) 23.000 indivíduos de uma amostra nacional de pacientes hospitalizados;

3) 18.000 indivíduos de um levantamento sobre saúde nacional, ligado ao índice nacional de mortes.

Para exemplificar o impacto da cirurgia bariátrica em pacientes com diferentes níveis de índice de massa corpórea (IMC), os dados mostraram que uma mulher de 45 anos com diabetes e com um IMC de 45 kg/m 2 ganharia um adicional de 6,7 anos de expectativa de vida com a cirurgia bariátrica, mas esse ganho seria reduzido quando o IMC atingisse 62 kg/m 2.

A partir desse ponto, o tratamento não cirúrgico esteve ligado a uma maior expectativa de vida. Uma análise de sensibilidade revelou que o ganho na expectativa de vida diminuiu com o aumento do IMC até atingir o valor limite de 62 kg/m 2. Resultados similares foram encontrados tanto para homens como para mulheres.

Os autores concluíram que, em vista dos resultados apresentados, a cirurgia bariátrica melhora a expectativa de vida para a maioria dos pacientes obesos com diabetes. Porém, o tratamento cirúrgico pode reduzir a expectativa de vida em pacientes severamente obesos com IMC acima de 62 kg/m 2.
 
Referência bibliográfica:
1. Schauer DP, Arterburn DE, Livingston EH et al. Impact of Bariatric Surgery on Life Expectancy in Severely Obese Patients With Diabetes: A Decision Analysis. Annals of Surgery, 23 de janeiro de 2015. DOI: 10.1097/SLA.0000000000000907.

Fale Conosco SBD

Rua Afonso Braz, 579, Salas 72/74 - Vila Nova Conceição, CEP: 04511-0 11 - São Paulo - SP

(11) 3842 4931

!-

secretaria@diabetes.org.br

-->

SBD nas Redes