Dormindo com o inimigo: risco aumentado de diabetes entre cônjuges

O McGill University Health Center, no Canadá, pesquisou vários estudos existentes para estudar se os cônjuges de pacientes com diabetes tipo 2 (DM2) estaria expostos a um risco aumentado de também desenvolver o diabetes. Já é fato bem conhecido que pessoas biologicamente relacionadas apresentam um risco maior de DM2, mas este foi um dos primeiros estudos a avaliar se esse risco aumentado também pode existir em membros da família não biologicamente relacionados, como é o caso dos cônjuges.

O estudo avaliou 75.498 casais e descobriu que quando um dos cônjuges tem DM2, o outro cônjuge apresenta um risco impressionante, na casa dos 26%, de também apresentar diabetes. Para explicar esse resultado, os pesquisadores citaram o conceito do “agrupamento social”, condição que aborda a ideia de que pessoas que vivem juntas estão no mesmo ambiente e tendem a desenvolver os mesmos hábitos de alimentação e de atividade física. Além do aspecto do agrupamento social, os pesquisadores relataram que o acasalamento pode também desempenhar um papel no aumento do risco. O acasalamento é a ideia que as pessoas têm de constituir um casal que mantenha características similares, incluindo hábitos de saúde.

O estudo sugere que, quando um dos cônjuges apresenta DM2, o outro cônjuge deve estar alerta em relação aos seus próprios hábitos com o objetivo de evitar condições que levam ao diagnóstico de diabetes. Os hábitos de pessoas que vivem em casais tendem a influenciar seu parceiro de forma significativa no sentido de adotar maus hábitos de saúde.


Referências Bibliográficas:

1. One Spouse with T2DM May Increase Risk Up to 26% for Their Partner. Medscape 2014. Type 2 Diabetes, issue 714. Disponível em: http://www.diabetesincontrol.com/articles/diabetes-news/15813-one-spouse-with-t2dm-may-increase-risk-up-to-26-for-their-partner. Acesso em: 1º de dezembro de 2014.

Referência do estudo original: Leong A. Rahme E. Dasgupta K. Spousal Diabetes as a Diabetes Risk Factor: A Systematic Review and Meta-Analysis. BMC Medicine 2014, 12:12. Disponível em: http://www.biomedcentral.com/1741-7015/12/12. Acesso em: 1º de dezembro de 2014.

Dr. Augusto Pimazoni-Netto | CREMESP 11.970
  • Doutor em Ciências (Endocrinologia Clínica) pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP