Nota do Departamento de Diabetes tipo 1 sobre COVID-19

Em matéria publicada no jornal “O Globo” e site “UOL” de notícias, afirma-se que diabéticos tipo1 “correm” mais risco de morrer por COVID-19, em referência a uma pesquisa realizada no Reino Unido e submetida a publicação em 19 de maio. Cabe lembrar que a publicação destes resultados ainda não foi aceita na literatura médica, o que passa por criterioso processo de avaliação, apenas encaminhada para análise visando a publicação. 

Essa pesquisa foi feita com pacientes registrados em um banco de dados do Reino Unido e foi analisada a mortalidade por COVID-19 em pacientes sem diabetes, com diabetes mellitus Tipo 1 (DM1) e Tipo 2 (DM2). Os resultados indicam que houve aumento de 2,86 vezes do risco de mortalidade por COVID-19 para pacientes com DM1 em relação a um cálculo de previsão de mortalidade para o grupo. Pacientes com DM2 apresentaram 1,81 vezes mais risco de mortalidade. 

Esses dados precisam ser analisados com cautela por vários fatores:

1. Não houve nenhum caso de morte relatado em menor de 50 anos com DM1 nesta pesquisa

2. Os pacientes com DM1 incluídos na pesquisa tinham, em média, longa duração do diabetes, alta proporção de excesso de peso e obesidade e outras comorbidades.

3. A proporção de mortalidade por COVID-19 em pessoas com DM1 por menos de 10 anos foi semelhante a de pessoas sem diabetes.

4. Obesidade, mau controle metabólico, doença renal , doença cardiovascular e baixo nível socioeconômico foram associadas a um aumento de mortalidade por COVID-19 em pacientes com DM1.

Até o momento, não foi relatado o excesso de mortalidade por COVID-19 em pacientes jovens com DM1 em relação a indivíduos da população geral da mesma idade e sexo. Também não há dados avaliando o risco de gravidade e morte por COVID-19 em pacientes com DM1 de longa duração da doença sem comorbidades, obesidade e/ou com controle metabólico adequado.

Estudos comentados: 

Type 1 and Type 2 diabetes and COVID-19 related mortality in England: a whole population study

Type 1 and Type 2 diabetes and COVID-19 related mortality in England: a cohort study in people with diabetes

Departamento de Diabetes tipo 1 da Sociedade Brasileira de Diabetes