Natal recebe encontro de pessoas com diabetes

Na próxima sexta-feira, 18, o Centro de Convenções de Natal recebe um encontro inteiramente voltado a pessoas com diabetes. Pacientes de toda a capital do Rio Grande do Norte e cidades vizinhas terão um dia dedicado ao aprendizado sobre a importância do autocuidado, da monitorização e de técnicas essenciais para o manejo adequado da doença. O evento integra a programação do XXII Congresso da Sociedade Brasileira de Diabetes (Diabetes 2019), que recebe profissionais da saúde e de áreas correlatas de todo o Brasil.

Segundo Graça Câmara, coordenadora do Departamento de Educação em Diabetes da SBD e uma das responsáveis pelo encontro, o objetivo é ensinar de forma leve a controlar o diabetes e mostrar que os pacientes não estão sozinhos na caminhada. “A ideia é levar informações de forma didática – trabalharemos, por exemplo, com mitos e verdades, explicando o que é real ou não na crença popular sobre o diabetes. Além disso, teremos dinâmicas para facilitar o entendimento da importância de alguns métodos de autocuidado”, afirma.

Uma das dinâmicas será voltada ao aprendizado sobre monitorização da glicemia, já que mesmo aqueles que não fazem uso da insulina podem se beneficiar da técnica. “Cada paciente contará com o auxílio de um profissional para aprender a utilizar o monitor de glicemia e fazer o teste na hora. Tudo será ensinado como um passo a passo. Depois de saber o resultado, discutiremos o porquê de alguns valores”, explica.

Empoderados dessas informações, os pacientes poderão acompanhar também a sessão de advocacy do congresso, para conhecerem mais seus direitos. O encontro já conta com cerca de 200 inscritos confirmados, mas ainda é possível participar realizando a inscrição pelo site www.diabetes2019.com.br.

Tags:

Acompanhe

Copyright © 2020 - Sociedade Brasileira de Diabetes