Workshop qualifica profissionais no manejo de neuropatias e pé diabético

A SBD levou ao seu congresso, que está sendo realizado em Natal/RN, o workshop de Neuropatias e Pé Diabético, com o objetivo de melhorar o manuseio dos problemas relacionados ao pé diabético no Brasil. Esta já é a 16ª edição do workshop, que percorre o país para qualificar os profissionais de saúde.

Pela manhã, a atividade teórica abordou os principais pontos relacionados à neuropatia diabética. A Dra. Rodica Pop-Busui, dos Estados Unidos, falou a respeito da neuropatia autonômica cardiovascular, abordando desde o substrato morfológico, até a epidemiologia atual e as opções terapêuticas. As diferentes abordagens para o tratamento das neuropatias foram explicadas pelo Dr. Rayaz A. Malik, e os congressistas também puderam aprender mais sobre como prevenir a recorrência de úlceras neuropáticas, com aula ministrada pela Dra. Ana Ravazzani, e sobre a abordagem terapêutica da gastroparesia diabética, abordada pelo Dr. Clemente Rolim.

Já na parte da tarde, aqueles que haviam se inscrito previamente pelo aplicativo do Congresso foram submetidos à atividade prática. Os participantes foram divididos em 3 estações:

  • Neuropatia: como fazer na prática clínica?, ministrada pelas Dras. Geísa Macedo e Ana Ravazzani.
  • Biomecânica da marcha e descarga, ministrada pela enfermeira Nilce Botto Zompieri e por José Marcelo de Carvalho.
  • Cuidados podoprofiláticos e cuidados com a úlcera, ministrada pelas Dras. Maria Lucoveis e Mônica Gamba.

Os congressistas receberam embasamento teórico e prático – desde os aspectos epidemiológicos, até como prevenir, avaliar e tratar as neuropatias e as úlceras. O workshop, em si, foi importante para mostrar a pessoas que lidam diariamente com pacientes como o exame dos pés é uma avaliação simples, completa e obrigatória pela qual todo paciente com diabetes precisa passar.

Tags:

Acompanhe

Copyright © 2020 - Sociedade Brasileira de Diabetes