Diabetes 2019 consolida parcerias internacionais da SBD

Intercâmbio científico é o que não faltou no XXII Congresso da SBD! 15 palestrantes internacionais compuseram a grade do congresso e trouxeram às mesas e simpósios uma confirmação: as parcerias da SBD com entidades internacionais são um verdadeiro sucesso.

Vale o destaque à parceria com a Associação de Europeia de Estudos do Diabetes (EASD), que proporcionou o Simpósio com destaques do encontro anual da entidade. O Dr. Patrik Choudhary (Reino Unido) discutiu novas tecnologias no diabetes tipo 1, seguido da Dra. Chantal Mahtieu (Bélgica), que abordou os inibidores de SGLT2 na terapia do diabetes tipo 2. Já o Dr. Rayaz A. Malik (EUA/Qatar) abordou o diagnóstico da neuropatia diabética, enquanto o Dr. Peter Gaede (Dinamarca) falou sobre uma abordagem multifatorial do diabetes tipo 2. No último dia, a EASD junto a SBD promoveu um debate sobre a terapia adjunta no diabetes tipo 1, com a presença do Dr. Miles Fisher (Reino Unido) e da Chantal Mathieu.

Outra importante parceria é com a Sociedade Portuguesa de Diabetologia. O segundo dia do Congresso recebeu um simpósio inteiramente dedicado à apresentação da Diretriz Luso-Brasileira para o tratamento do Diabetes Mellitus Tipo 2. Foram apresentados os objetivos gerais, formação do grupo e esquema de trabalho, os métodos e resultados das metanálises, além de um painel de discussão com a presença dos Drs. Hermelinda Pedrosa, João Eduardo Salles, Marcello Bertolucci, Rui Duarte (SPD), Rodrigo Moreira (SBEM) e Alexandre Hohl (SBEM).

Tags:

Acompanhe

Copyright © 2020 - Sociedade Brasileira de Diabetes