SBD lança novo posicionamento e guia de imunização

No estande da SBD, durante o XXII Congresso da Sociedade, foram realizados os lançamentos do Posicionamento Oficial nº 03/2019 e do Guia de Imunização de pessoas com diabetes.

A Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) é solicitada por instituições públicas e privadas a se posicionar oficialmente quanto a vários conceitos e recomendações relativos a importantes aspectos da assistência à pessoa com diabetes na prática clínica diária. Além disso, médicos especialistas e clínicos não especialistas têm uma urgente necessidade de atualizar seus conhecimentos e suas condutas clínicas, recorrendo a orientações da SBD sob a forma de atividades presenciais de atualização, consensos e, também, por meio dos Posicionamentos Oficiais sobre os aspectos mais importantes relacionados à boa prática clínica na assistência à pessoa com diabetes. Por isso, lançou o Posicionamento sobre Utilização de Setas de Tendência para pacientes com diabetes mellitus em monitorização contínua de glicose (CGM).

Uma das grandes vantagens da CGM é oferecer ao paciente a opção de saber em que direção a glicemia segue. “Não é um dado isolado, é uma tendência, por isso são chamados de setas de tendência, que indicam se vai subir ou descer. Essa velocidade fornece a tendência do que fazer em relação ao controle da glicose”, explica Denise Franco. No Posicionamento, como conduzir as correções das setas foi padronizado – dessa forma, é possível oferecer um controle melhor da glicose desses pacientes.

Já o Guia de Imunização é uma parceria entre a SBD e a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), que busca orientar a vacinação de pacientes com diabetes. Há protocolos nacionais e internacionais que definem as vacinas especialmente recomendadas a esta população – parte delas disponibilizada na rede pública, outras apenas na rede privada. “A vacinação é um grande desafio, muito por conta da desinformação sobre seus benefícios e da baixa cobertura da atenção básica à saúde em alguns municípios, comprometendo o acesso à orientação adequada. A prescrição e orientação médica são fundamentais para mudar esse cenário – A SBD e a SBIm esperam contribuir para ampliar a prática com este Guia”, afirma Hermelinda Pedrosa, presidente da SBD.

Tags:

Acompanhe

Copyright © 2020 - Sociedade Brasileira de Diabetes