Patrocinado pela Sociedade Brasileira de Diabetes, chegou às livrarias a primeira publicação que reúne dados inteiramente brasileiros sobre o perfil do paciente com diabetes – comportamento, condições de saúde, relação como a doença, aspectos psicológicos e cognitivos, acesso a assistência médica, afora outros. O livro ‘Diabetes Tipo 1 no Brasil’ é fruto de mais de dez anos de pesquisas voltadas à avaliação multicêntrica da população com DM1, possibilitando a profissionais de saúde, gestão pública e demais interessados um maior conhecimento sobre as características demográficas, pessoais e sociais do paciente brasileiro e, por meio delas, revisar e desenvolver estratégias de atendimento, controle e prevenção da doença, bem como de comorbidades.

De autoria dos Drs. Antonio Negrato, Hermelinda Pedrosa e Marilia Gomes, a publicação traz dados sobre controle metabólico, intervenções terapêuticas, genética do DM1, com resultados de todas as regiões do Brasil. “O livro traz também informações sobre como os pacientes brasileiros são geneticamente, como são tratados, qual a frequência de comorbidade, qual a prevalência de doenças crônicas – tudo isso foi reunido por um grande número de especialistas para que médicos brasileiros tenham referências sobre DM1 no Brasil”, explica a Dra. Marilia.

“O objetivo primário do livro foi alcançado que era traçar um perfil do paciente com Diabetes Tipo 1, no Brasil. Agora buscamos parcerias que possibilitem investigações mais específicas sobre a doença. Em nossos estudos, observamos que pacientes com retinopatia apresentam mais chances de desenvolver doenças vasculares, por exemplo. São ocorrências que precisam ser analisadas e pesquisadas”, complementa.

O livro ‘Diabetes Tipo 1 no Brasil’ foi lançado, no último mês, durante o XXII Congresso da Sociedade Brasileira de Diabetes, ocorrido em Natal. Atualmente, está disponível em livrarias físicas e virtuais. É possível ainda adquirir o livro diretamente no site da editora Clannad, onde associados da SBD têm 10% de desconto.

Acompanhe

Copyright © 2019 - Sociedade Brasileira de Diabetes