O estudo REWIND teve seus resultados preliminares abertos e anunciados pela Lilly

Dr. Marcello Bertoluci

  • Professor Associado do Departamento de Medicina Interna da Faculdade de Medicina/ UFRGS
  • Coordenador do Departamento Cardiovascular da SBD
  • Presidente da SBD-RS

No dia 5 de novembro, o estudo REWIND teve seus resultados preliminares abertos e anunciados pela Lilly. Mais um análogo do GLP-1, a dulaglutida 1,5mg (Trulicity-Lilly), injetável e de uso semanal, atingiu superioridade no desfecho primário, reduzindo o composto de [morte cardiovascular, infarto não-fatal e AVC não fatal - 3P-MACE] em pacientes com diabetes tipo 2. Pela primeira vez, desde que o FDA passou a exigir estudos cardiovasculares para anti-diabéticos (CVOTs), observou-se benefício cardiovascular em uma população onde a maioria dos individuos não apresentava doença cardiovascular no início do estudo.

O estudo iniciou em 2011 e randomizou 9.901 indivíduos com DM2 em um ensaio clinico duplo-cego contra placebo com uma média de seguimento de 6,5 anos (até 8 anos). O estudo também avaliou  desfechos secundários, entre eles: doença microvascular, mortalidade por todas as causas, insuficiência cardíaca e angina instável. Os critérios de inclusão foram: adultos acima de 50 anos com diabetes tipo 2, e HbA1c igual ou menor que 9%, na vigência de até 2 agentes anti-hiperglicemiantes, em um esquema estável há pelo menos 3 meses. Interessantemente, o estudo incluiu 70% dos pacientes apenas com fatores de risco e sem doença cardiovascular estabelecida.

Obviamente ainda teremos que ver os dados completos do REWIND para dimensionar a relevância dos benefícios e tirar maiores conclusões. De qualquer forma, estes resultados já são muito animadores pois não apenas consolidam a eficácia desta classe em proteger pacientes com doença cardiovascular, como estendem a abrangência para a grande base da população com diabetes tipo 2, sem doença cardiovascular, a nível de prevenção primária. Os dados completos do REWIND deverão ser apresentados em San Francisco, CA no próximo ADA 2019.

 

Os 10 mais lidos

Contato

(11)3842-4931

Rua Afonso Braz, 579, Salas 72/74 Vila Nova Conceição, CEP: 04511-011 São Paulo - SP

Copyright © 2017 - Sociedade Brasileira de Diabetes