Quarta Científica comemora os dez anos do primeiro ambulatório de Sistema de Infusão Contínua de Insulina (SICI, “bomba de insulina”), do SUS

A Unidade de Endocrinologia (UENDO) do Hospital Regional de Taguatinga, no Distrito Federal, promoveu, em 12 de dezembro, a Quarta Científica, atividade mensal que nesta edição celebrou os dez anos do Ambulatório de Sistema de Infusão Contínua de Insulina (SICI) – primeiro do Brasil pelo Sistema Único de Saúde, fundado em 2008 e, atualmente, com 220 pacientes cadastrados.

Roberta Kelly Falleiros, endocrinologista pediatra do Ambulatório, deu um panorama atual do centro, com gancho para os projetos futuros. Ela adiantou que os pacientes que recebem o SICI (“bomba”) apresentam nível socioeconômico variado, fator enriquecedor do diálogo entre diferentes classes e da análise da adesão ao tratamento. A indicação do SICI deve ser respeitada por todos com base nos critérios de inclusão, como hipoglicemia grave e despercebida e/ou mau controle do diabetes com grande variabilidade glicêmica, além de residência no Distrito Federal. Tais condições resultaram na exclusão de 40 pacientes que estavam cadastrados inadequadamente. 

“Dentre os resultados obtidos do Ambulatório, observamos importante impacto entre as  crianças: desde 2016, a média anual de registro tem sido de três crianças abaixo de três anos com descompensação diabética. O benefício do uso de SICI, dentre outros, é o uso de doses mínimas e fracionadas de insulina, que melhora o controle glicêmico e diminui o risco de hipoglicemia grave”, expõe Falleiros.

A equipe é multidisciplinar, composta por endocrinologista, nutricionista e endocrinologista pediatra, com apoio dos educadores em diabetes dos laboratórios fabricantes das bombas de insulina. Além disso, residentes de endocrinologia, clínica médica e endocrinologia pediátrica fazem rodízio durante o treinamento da residência. Inclusive, em sua palestra, Dra. Roberta apresentou a proposta para ampliar a equipe com mais enfermeiros, psicólogos e educador físico. “A falta desses profissionais é uma das barreiras enfrentadas atualmente, somada à descontinuidade no fornecimento de insumos aos pacientes atendidos”, conta.

Também para 2019, a especialista apresentará a necessidade de intensificar a educação em diabetes, visando otimizar a utilização do SICI e proporcionar melhor qualidade de vida, intensificar o controle e assim, diminuir o risco de complicações crônicas.

 

Contribuição Científica

Leonardo Garcia Miranda, médico endocrinologista da UENDO, também ministrou palestra, na qual abordou os trabalhos desenvolvidos a partir da experiência clínica do Ambulatório. “Ao todo, são três monografias, uma dissertação de mestrado e sete apresentações em congressos nacionais e internacionais”. Dentre eles, destaca-se o intitulado “Avaliação da eficácia da terapia com sistema de infusão de insulina em crianças e adolescentes com diabetes tipo 1 no SUS do Distrito Federal”, que recebeu o prêmio de 2º melhor trabalho de apresentação oral do Congresso da SBD, em 2011.

A dissertação de mestrado foi elaborada pelo próprio especialista, pela Universidade de Brasília, com o título “Avaliação de pacientes diabéticos após três meses do uso de sistema de infusão contínua de insulina dispensada de forma protocolada pelo ambulatório de referência do Hospital Regional de Taguatinga”, publicado em 2015 no periódico Archives of Endocrinology and Metabolism, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabolismo.

A sessão cientifica especial foi finalizada pela presidente da SBD, Dra. Hermelinda Pedrosa, responsável pela implementação do Ambulatório de SICI em 2008, após a alta demanda de aquisições de SICI por meio de medidas judiciais. A especialista destaca a redução de 34% nas ações judiciais a partir de avaliação das indicações. A prática resultou em uma abordagem protocolada e aquisição via certame licitatório, o que implicou também em menor custo.

Propostas da Sociedade Brasileira de Diabetes SICI e Monitorização da Glicose

Apresentação

Os 10 mais lidos

Contato

(11)3842-4931

Rua Afonso Braz, 579, Salas 72/74 Vila Nova Conceição, CEP: 04511-011 São Paulo - SP

Copyright © 2017 - Sociedade Brasileira de Diabetes