SUS distribuirá insulinas de ação rápida a pacientes com Diabetes Tipo 1

SUS distribuirá insulinas de ação rápida a pacientes com Diabetes Tipo 1

Pela primeira vez no Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS) distribuirá gratuitamente um tipo de insulina análoga humana de ação rápida, conhecida como Asparte, fabricada em território nacional. Destinada a pacientes com diabetes tipo 1, o medicamento já vem embutido em uma caneta para aplicação - que dispensa fracos e seringas -, facilitando a adesão ao tratamento.

Para receber a insulina Asparte pelo sistema público, o paciente deve atender a alguns critérios: ter o tipo 1 da doença e ser regularmente acompanhado por um médico (mínimo duas vezes ao ano); não ter se adaptado ao tratamento com insulina regular por pelo menos três meses – baseado no monitoramento com glicosímetro três vezes ao dia e, em um período de três meses, ter apresentado um episódio grave de hipoglicemia (com necessidade de ajuda de um terceiro) ou episódios frequentes (dois ou mais por semana) de hipoglicemias leves a moderadas (incluindo episódios noturnos).

A distribuição será feita trimestralmente pelos Estados e Distrito Federal. Estima-se que cerca de 400 mil brasileiros de todas as regiões do país serão beneficiados com o medicamento.

Os 10 mais lidos

Contato

(11)3842-4931

Rua Afonso Braz, 579, Salas 72/74 Vila Nova Conceição, CEP: 04511-011 São Paulo - SP

Copyright © 2019 - Sociedade Brasileira de Diabetes