A luta pela melhoria do tratamento da doença merece a sua atenção. Participe!

Prezados:

Vice-Presidentes, Diretores, Coordenadores Gerais de Departamentos, Coordenadores de Departamentos, Coordenadores de Ativos de Comunicação, Presidentes Regionais e Staff Administrativo;
Presidentes e colaboradores da SBEM, ANAD-FENAD e ADJ Brasil;
Pessoas com diabetes, seus familiares, amigos e cuidadores.

Após um árduo trabalho capitaneado pelos Departamentos de Epidemiologia, Farmacoeconomia e Saúde Pública nas pessoas de Dras Karla Melo e Luciana Bahia, com revisão do Departamento de DM1 através de Dra Monica Gabbay e com revisão final de minha pessoa, segue a versão a ser encaminhada à CONITEC nesta segunda-feira, dia 28 de janeiro, após aceitação da extensão do prazo de envio encaminhada pela SBD e FENAD.

Em relação à incorporação das insulinas análogas de ação longa para DM Tipo 2, adianto-lhes que a discussão havida entre a Diretoria da SBD e FENAD-ANAD em especial, foi a de que será enviada uma sugestão à CONITEC de que essa terapia seja discutida procedida de uma discussão para a atualização da Lista da RENAME. A Lista se encontra defasada e nem mesmo dispensa a sulfonilureia Gliclazida, referendada pela OMS como a mais segura, na distribuição às Secretarias de Estado de Saúde (SES) do país (é adquirida por recursos próprios por algumas SES).

O foco para o tratamento do DM2, acordado pela SBD e FENAD-ANAD, deve passar pela discussão de incorporação de agentes orais que contemplem controle da glicemia, menor risco de hipoglicemia, efeitos neutros e ou positivos em relação às complicações cardiovasculares e renais, não resultem em amputações de membros inferiores (com significado estatístico), atuem de modo neutro ou promova redução de peso. Reforço que o repasse dessa visão já foi iniciado em agosto de 2018, em debate em Brasília, durante a Campanha Para Sobreviver, na presença do então Ministro da Saúde e de seu staff, quando houve a oportunidade de solicitar formalmente e em rede televisiva, imprensa escrita e radiofônica essa posição.

Em nome da Diretoria da SBD Gestão 2018-2019 reforço os agradecimentos especiais às Dras Karla Melo e Luciana Bahia, pela contribuição à elaboração do parecer, e solicito a todos que divulguem em suas redes neste fim de semana, para que possam expressar-se também individualmente acerca da posição da SBD subscrita pela ADJ e FENAD-ANAD, além do importante apoio acordado com SBEM, através do Presidente Dr Rodrigo Moreira.

Sei que o foco midiático está com a terrível tragédia ocorrida, mais uma vez em Minas Gerais, quando se atesta a irresponsabilidade criminosa para o lucro em detrimento da segurança e com a vida das pessoas. A SBD já acionou a SBD MG e a Conectando Pessoas para manifestar a solidariedade ao povo de Minas Gerais e disponibilizar-se a ajudar no que for de seu alcance como Sociedade científica multidisciplinar.

Mas, a luta pela melhoria do tratamento da doença merece, também, uma atenção e contamos com vocês para que isso seja feito nesse pouco tempo restante.

Obrigada pela sua colaboração. Vamos em frente!

 

Hermelinda C. Pedrosa, MD

Presidente - Sociedade Brasileira de Diabetes - 2018-2019

 

PARTICIPE DA CONSULTA PÚBLICA - Clique aqui!

CONTRIBUIÇÃO TÉCNICO-CIENTÍFICA À CONSULTA PÚBLICA No 81/2018 - Veja na íntegra - Clique aqui!

Os 10 mais lidos

Contato

(11)3842-4931

Rua Afonso Braz, 579, Salas 72/74 Vila Nova Conceição, CEP: 04511-011 São Paulo - SP

Copyright © 2019 - Sociedade Brasileira de Diabetes