Política Nacional de Prevenção do Diabetes é aprovada pelo Senado

Em março, o Senado aprovou o PLC 133/2017, que apresenta a Política Nacional de Prevenção do Diabetes e de Assistência Integral à Saúde da Pessoa Diabética que deve ser adotado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Com o aumento significativo da população que convive com diabetes, o objetivo do projeto é apoiar o conhecimento dos profissionais da saúde, levar informações sobre o diabetes à sociedade e garantir o direito do diagnóstico pelo teste de glicemia no procedimento de triagem para pacientes que apresentam os sintomas da doença, além do acesso a medicações e instrumentos necessários para o tratamento.

O responsável pela iniciativa do projeto foi o Deputado Federal Raimundo Gomes de Matos (PSDB/CE). O Relator do PLC em Plenário, o senador Jorge Kajuru e outros representantes, defenderam a importância da aprovação da proposta baseados em experiências pessoais com o diabetes.

A Política Nacional de Prevenção do Diabetes e de Assistência Integral à Pessoa Diabética busca não só prevenir o aparecimento da doença ao incentivar a população brasileira a aderir hábitos saudáveis, mas também apoiar o desenvolvimento científico, o direito às medicações e ferramentas que auxiliam o paciente e a disponibilização de exames.

Os 10 mais lidos

Contato

(11)3842-4931

Rua Afonso Braz, 579, Salas 72/74 Vila Nova Conceição, CEP: 04511-011 São Paulo - SP

Copyright © 2019 - Sociedade Brasileira de Diabetes