SBD participa do II Encontro Regional para Enfrentamento da Obesidade Infantil

Evento aconteceu em Brasília, no Distrito Federal, e foi organizado pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e o Ministério da Saúde.

Países da América Latina e América Central estiveram reunidos em Brasília/DF, em 3 e 4 de junho, para o II Encontro Regional sobre Ações de Prevenção da Obesidade Infantil no âmbito da Década de Ação das Nações Unidas para Nutrição. O evento foi promovido pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e o Ministério da Saúde e teve por objetivo definir os próximos passos a serem dados na região para o enfrentamento da epidemia de sobrepeso e obesidade infantil.

A Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) acompanhou o encontro, representada pela endocrinologista pediátrica Roberta Kelly Menezes Maciel Falleiros e pela nutricionista Maria Aparecida Nascimento, membro do Departamento de Nutrição da SBD.

Segundo dados da OPAS/OMS, as taxas de obesidade em crianças e adolescentes em todo o mundo aumentaram de menos de 1% (equivalente a cinco milhões de meninas e seis milhões de meninos) em 1975 para quase 6% em meninas (50 milhões) e quase 8% em meninos (74 milhões) em 2016. Combinado, o número de obesos com idade entre cinco e 19 anos cresceu mais de dez vezes, de 11 milhões em 1975 para 124 milhões em 2016.

Roberta Falleiros ressalta a importância de estudo de 2016 que encontrou, na cidade de Taguatinga no Distrito Federal, uma taxa de 15,5% de obesidade em crianças escolares de 3 a 18 anos com uma média de idade de 11anos. Dos 10 países com maior taxa de obesidade infantil, 4 estão localizados na América, e há 40 milhões de crianças entre 0 e 5 anos com sobrepeso no mundo. Até 2022, haverá mais crianças e adolescentes (5-19 anos) obesos do que com desnutrição, que persiste em regiões pobres.

Obesidade, desnutrição e mudanças climáticas são desafios para saúde global, sendo conceituada pelos pesquisadores como uma "sindemia global" para definir as três pandemias, o que significa múltiplas doenças que interagem entre si e têm atores sociais comuns. O enfrentamento do sobrepeso e da obesidade infantil fazem parte das prioridades de órgãos como a OMS e a UNICEF.


Os 10 mais lidos

Contato

(11)3842-4931

Rua Afonso Braz, 579, Salas 72/74 Vila Nova Conceição, CEP: 04511-011 São Paulo - SP

Copyright © 2019 - Sociedade Brasileira de Diabetes