Reunião do Board da IDF: Próximos congressos serão sediados na Tailândia e no Brasil

Na primeira semana de julho, o Dr. Balduíno Tschiedel, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) e atual representante internacional da Sociedade Gestão 2018-2019 e Presidente da SACA (South and Central America Region) da Federação Internacional de Diabetes (IDF), participou da reunião do Board da IDF com 16 membros, em Bruxelas, na Bélgica.

A eleição da sede do congresso da IDF para os anos de 2021 e 2023 foi um dos grandes destaques do encontro, no qual ficou definido que a cidade de Bangok, na Tailândia receberá o evento em 2021 e Rio de Janeiro, no Brasil, em 2023. “Eu me empenhei em colocar o Rio de Janeiro como opção, porque desde o início achei que era uma das únicas cidades brasileiras com apelo turístico suficiente para atrair muitas pessoas”, afirma.

Será a primeira vez que o Congresso da IDF acontecerá no Brasil, embora já tenha ocorrido na América do Sul, em Buenos Aires, na Argentina, em 1970.

Outro ponto comentado durante a reunião foi a apresentação do Atlas 2019 da IDF, que terá sua 9ª edição divulgada durante o congresso em Busan, na Coréia do Sul: “Esse Atlas é um documento importantíssimo para os médicos diabetólogos e para a comunidade que convive com o diabetes. Não existe nada similar no mundo. Ele apresenta dados epidemiológicos mundiais e aborda a prevalência e incidência do diabetes, além da questão de gastos e custos”.

O fornecimento de retinógrafos a regiões carentes também foi pauta do encontro entre os membros, já que o Brasil ganhou alguns aparelhos que serão distribuídos para outros centros e associações que solicitaram e preencheram os pré-requisitos para serem beneficiados.

Durante a reunião, também foram abordadas questões relacionadas aos centros de educação e excelência em diabetes. Os centros que quiserem obter o Selo da IDF terão que receber uma comissão para avaliação. “Depois de aprovado, existe um custo. Os centros de educação pagam uma taxa de 500 euros a cada dois anos e os centros de excelência devem pagar três mil euros a cada dois anos”, comenta Balduíno. Para tentar obter o Selo ainda este ano, é necessário se inscrever até 31 de julho. Os documentos podem ser obtidos pelo site da IDF:www.idf.org

Os 10 mais lidos

Contato

(11)3842-4931

Rua Afonso Braz, 579, Salas 72/74 Vila Nova Conceição, CEP: 04511-011 São Paulo - SP

Copyright © 2019 - Sociedade Brasileira de Diabetes