SBD participa do XII Seminário Alianças Estratégicas da ACT – Promoção da Saúde

Em 21 e 22 de agosto, as nutricionistas Tarcila Ferraz e Maristela Struffaldi, do Departamento de Nutrição da SBD, representaram a entidade no XII Seminário Alianças Estratégicas da ACT – Promoção da Saúde, em Brasília/DF. Na quarta-feira (21), as nutricionistas participaram de discussões de advocacy para debater a conjuntura política atual e tiveram a oportunidade de participar ativamente no Senado, levando propostas de aprovação de leis relacionadas aos tributos das bebidas açucaradas e ao controle do tabagismo.

As atividades foram seguidas de uma participação em Audiência Pública, intitulada “Medidas Fiscais para Promoção da Saúde”, requerida pela Deputada Érika Kokay. A audiência buscou continuar os debates sobre tributação de produtos que causam danos à saúde, como tabaco, álcool e bebidas açucaradas, relacionados às doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs), que englobam doenças circulatórias e respiratórias crônicas, alguns tipos de câncer e diabetes.

Já na quinta-feira (22), as discussões foram voltadas a temas relacionados à alimentação saudável. “Estiveram em pauta os agrotóxicos, a questão da rotulagem, obesidade infantil e alimentação nas escolas – além disso, também foi discutida a Campanha Tributo Saudável, que quer mudar o cenário dos benefícios concedido às indústrias que fabricam bebidas açucaradas de terem isenção de impostos”, afirma Tarcila.

A Campanha #TributoSaudável busca aumentar o imposto sobre bebidas açucaradas, principalmente o refrigerante, pois isso aumenta o preço do produto e, consequentemente, reduz o consumo. Esta é uma forma de alertar a sociedade sobre os riscos que as bebidas açucaradas oferecem à saúde e incentivar o consumo de produtos mais saudáveis. Além disso, o tributo arrecadado pode ser usado em ações de promoção da saúde.

O encontro foi uma oportunidade, também, de divulgar o XXII Congresso da Sociedade Brasileira de Diabetes, que será realizado em Natal entre 16 e 18 de outubro. A ACT, parceira da SBD, estará presente no evento


Acompanhe

Copyright © 2019 - Sociedade Brasileira de Diabetes