Sociedade Brasileira de Diabetes lança Kit de Dados Epidemiológicos de Diabetes Mellitus no Brasil

Dra. Bianca de Almeida Pititto

  • Médica do Departamento de Medicina Preventiva-UNIFESP, MD, Endocrinologia da UNIFESP-EPM;
  • PhD e Pós-doutorado, Faculdade de Saúde Pública-USP
  • Vice-coordenadora do Departamento de Epidemiologia da SBD

Após cerca de seis meses de análises e checagens, a Sociedade Brasileira de Diabetes lança em seu site o Kit de Dados Epidemiológicos de Diabetes Mellitus no Brasil. O material compila dados de prevalência, custo, impacto em saúde e fatores de risco da doença, no país. Para a composição do kit foram utilizadas as mais recentes pesquisas nacionais sobre o tema, levantamentos epidemiológicos brasileiros e estudos internacionais com foco na realidade do Brasil.

Segundo uma das responsáveis pela formulação do Kit, a Dra Bianca Pitito, a criação desse material atende a uma necessidade recorrente de diferentes especialidades médicas ao apresentar “dados que possibilitam dimensionar o problema do diabetes, no Brasil, e contribui para a criação de melhores estratégias de enfrentamento da doença”. De acordo com ela, o documento corrobora de forma embasada que o DM está aumentando no país e se configurando com um problema de saúde pública. Ela destaca ainda que, enquanto a mortalidade decorrente da doença tem diminuído, a morbidade tem aumentado em função do envelhecimento da população, associado à ascensão dos índices de fatores de risco.

De acordo com a Dra Bianca, os dados do kit devem ser atualizados periodicamente à medida que novos lançamentos e pesquisas sobre a doença sejam disponibilizados por órgãos nacionais e internacionais.

Confira aqui o Kit de Dados Epidemiológicos de Diabetes Mellitus no Brasil:

Acompanhe

Copyright © 2020 - Sociedade Brasileira de Diabetes