Consulta Pública sobre Sibutramina no SUS

No dia 31 de dezembro de 2019/12 a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema único de Saúde (CONITEC) abriu uma Consulta Pública sobre a incorporação da sibutramina para o tratamento da obesidade no SUS. O parecer deste órgão foi contrário à incorporação, mas é possível reverter a situação. O prazo para envio de sugestões termina em 20 de janeiro.

Tratamento da Obesidade

A obesidade é uma doença crônica e multifatorial, que compromete a saúde física e mental, limita a vida produtiva e reduz a expectativa de vida. A Dra. Maria Edna Melo esclarece que as orientações para mudanças de estilo de vida são sabidamente pouco efetivas, pois a regulação do apetite e do gasto energético são complexas e estão alteradas em indivíduos com obesidade. “Muitos indivíduos precisarão de medicação como adjuvante para perda de peso. No Brasil existem quatro medicamentos aprovados para o tratamento da obesidade, mas nenhum está disponível no SUS. A sibutramina é um medicamento de fácil utilização e baixo custo, sendo a opção mais factível para incorporação no SUS”. A endocrinologista explica que o medicamento foi descontinuado em muitos países, entretanto a manutenção da comercialização no Brasil foi feita após ampla discussão entre profissionais de saúde e a ANVISA. “O estudo de desfechos cardiovasculares (SCOUT Study) incluiu 90% dos pacientes com contraindicações, presentes em bula para a sibutramina, com isso os dados de segurança não podem ser extrapolados para a população geral”.

Prazo e Como Participar

A preocupação da SBEM e da SBD é em relação ao prazo de encerramento da CP que é 20 de janeiro, com pouco tempo para a mobilização e em um período que muitas pessoas estão de férias.

A participação é aberta e qualquer pessoa pode incluir sua opinião sobre o assunto.

Para auxiliar médicos e o público a participarem, a Dra. Maria Edna de Melo, membro do Departamento de Obesidade da SBEM Nacional, preparou um passo a passo para auxiliar no preenchimento e envio das opiniões.

A SBEM reforça que é importante ampliar as opções de tratamento para os pacientes que são atendidos no SUS e, por isso, a participação de todos é fundamental.

Clique no link abaixo para fazer e enviar a sua contribuição:
https://www.endocrino.org.br/consulta-publica-sobre-sibutramina-no-sus/

Imagens para entender o preenchimento - o procedimento precisa de apenas três cliques e não esqueça de finalizar clicando em "gravar".



Você também pode comentar quais aspectos podem ser abordados. E também:

- Qual a importância da perda de peso para a saúde do indivíduo com obesidade?

- Qual a efetividade das orientações para dieta e atividade física, como as disponibilizadas no SUS hoje, na perda de peso?

- Por que é importante o uso de medicamentos no tratamento da obesidade em alguns pacientes?

- Você trabalha no SUS? Se sim, como você trata os pacientes com obesidade? A falta de medicamentos prejudica o tratamento?

- Qual a resposta habitual dos seus pacientes em uso de sibutramina? A medicação ajuda na perda de peso? Quais os efeitos colaterais mais comuns?

Autora: Dra. Maria Edna de Melo

Acompanhe

Copyright © 2019 - Sociedade Brasileira de Diabetes