Diabetes Self-Management Education (DSME) for adults with type 2 diabetes mellitus: A systematic review of the effect on glycemic control

Objetivo do estudo: Avaliar efeito da educação para a auto-gestão do diabetes (DSME), métodos de apoio, atividade da equipe, tempo e duração do contato com os pacientes no controle glicêmico de pacientes adultos com diabetes tipo 2.

Método: Foi realizada uma revisão sistemática nas bases de dados MEDLINE, CINAHL, EMBASE, ERIC e PsycINFO no período de janeiro de 1997 até Dezembro de 2013 para busca de intervenções que incluíam elementos para melhorar os conhecimentos, habilidades e capacidade dos pacientes em realizar atividades de auto-gestão do diabetes, bem como capacidade de tomada de decisões baseada nos objetivos do tratamento.

Plano de ações estratégicas para o enfrentamento das doenças crônicas não transmissíveis no Brasil (DCNT)/ 2011-2022

Em 2011, o Brasil lançou o Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das DCNT, com medidas para reduzir a carga evitável de mortalidade, morbidade e incapacidade associada a doenças crônicas deixando de ser uma barreira ao desenvolvimento socioeconômico do país.

O Plano aborda os quatro grupos de doença de maior magnitude - doenças circulatórias, câncer, doenças respiratórias crônicas e diabetes - e propõe a abordagem integrada de seus quatro fatores de risco: tabagismo, uso prejudicial de álcool, inatividade física e alimentação não saudável.

O presente documento traz a avaliação da implantação deste plano nacional a partir da perspectiva da sociedade civil, com foco nas ações propostas que tratam da ampliação e fortalecimento de ações de alimentação saudável e redução do sedentarismo.

Alguns Avanços do Plano se deu por meio de:

Aprimoramento no sistema de vigilância...

Fale Conosco SBD

Rua Afonso Braz, 579, Salas 72/74 - Vila Nova Conceição, CEP: 04511-0 11 - São Paulo - SP

(11) 3842 4931

secretaria@diabetes.org.br

SBD nas Redes