
O que é pré-diabetes?
Pré-diabetes não é propriamente um diagnóstico, mas sim um estado de risco aumentado para o aparecimento de diabetes mellitus tipo 2. Pessoas com níveis de elevados de glicose (açúcar no sangue), obesidade e forte história étnica ou familiar de diabetes, podem ser consideradas de risco.
Quais fatores indicam que uma pessoa é pré-diabética?
Uma pessoa é considerada de alto risco para progressão ao diabetes quando apresenta alterações no metabolismo da glicose, isto é, níveis elevados de glicose de jejum ou hemoglobina glicada, além tolerância diminuída à glicose. Segundo a ADA (American Diabetes Association), valores de glicemia de jejum entre 100 e 125 mg/dL, glicemia medida 2 horas após a ingestão de 75 gramas de glicose anidra entre 140 e 199 mg/dL e hemoglobina glicada entre 5,7 e 6,4%, aumentam significativamente o risco de progressão para diabetes, principalmente pessoas obesas, sedentárias e com história familiar positiva.
Esse diagnóstico condena uma pessoa a ser diabética ou ela ainda pode evitar de vir a se tornar uma pessoa diabética?
Quando atravessamos a rua, estamos nos expondo ao risco de sermos atropelados. Quando olhamos para os dois lados, atravessamos sobre a faixa e com o sinal vermelho para os automóveis, o risco é mínimo, diferente de quando não tomamos estes cuidados. A maioria das pessoa em risco de progressão ao diabetes será diabética se não tomar os devidos cuidados. Contudo, como nem todos os fatores de risco são modificáveis, como a carga genética e a idade, por exemplo, algumas pessoas acabarão diabéticas mesmo tomando os devidos cuidados. É função do médico endocrinologista estimar estes riscos para adotar a melhor estratégia de “atravessar a rua”.
Se é possível, a partir deste diagnóstico, evitar o diabetes, quais as mudanças de hábitos e rotinas que essa pessoa deve adotar?
Em estudos clínicos, três estratégias se mostraram eficientes em prevenir o diabetes em pacientes de alto risco: perda de peso, atividade física e tratamento farmacológico.
A mudança do estilo de vida, com alimentação adequada, atividade física regular e consequente perda de peso, é capaz de reduzir o risco em cerca de 30 a 40%. Já o uso da metformina é capaz de reduzir o risco em cerca de 20%.
Existem dados ou informações sobre a quantidade de pessoas portadoras de pré-diabetes? Quantas evoluem para diabetes? Quantas “regridem”?
No Brasil, em 2012, eram 12 milhões de pessoas diabéticas. Considerando que para cada paciente diabético, existam pelos menos 3 pacientes em risco, a estimativa é de mais de 35 milhões de brasileiros com pré-diabetes. Aproximadamente 25% dessas pessoas se tornarão diabéticas nos próximos 3 a 5 anos e a não progressão vai depender principalmente da capacidade de cada um de mudar seus hábitos. Atividade física regular e uma dieta rica em peixes, azeite de oliva, derivados lácteos e produtos integrais, além de acompanhamento médico apropriado, são fundamentais.
Veja mais:
Comentários
60 minutos 121.
120 minutos117.
Glicose amor da. 75 g
Conforme determina o Código de Ética Médica, nossos colaboradores não poderão emitir parecer médico ou sugerir orientação diagnóstica ou conduta terapêutica sobre pacientes que não estejam sob seus cuidados profissionais.
ontem fiz um teste pra diabetes o resultado foi 110 a técnica de enfermagem da unidade de saúde me informou que sou pré diabética.Tenho 43 anos sou hipertensa e portadora de fibromialgia.
o que devo fazer ? sou mesmo pré diabética? Aguardo orientações,obr igada!!!!
Meus últimos exames de glicemia sempre deram por volta de 98 e o último que fiz essa semana deu 124
A minha dúvida seria se sou considerado diabético ou o resultado se alterou por conta do meu ganho de peso considerável (170kg) e também tenho fortes históricos de diabéticos na família
Desde já agradeço pela sua atenção e aguardo seu retorno
Grande abraço
tenho hipotiroidismo de Hashimoto tomo Puran 150. No último exame de sangue o valor da minha glicemia foi de 101,5 mg/dl. os exames anteriores foram normais. O que acontece é que coletei o sangue com tempo superior a 12 horas, mais ou menos 13 ou 14 horas de jejum ou até mais. Tem alguma coisa a ver? O corpo depois desse prazo tende a buscar glicose para compensar e altera o exame?
Sou considerada em uma pré-diabetes ??
Tenho 15 anos e peso 47 kl
E oque eu devo fazer pro meu quadro não evoluir pra uma diabetes ??
Grata
Gostaria de saber mais sobre a diabetes "causada" por pancreatite. E se há chances de voltar a produzir insulina na recuperação total do pâncreas.
Obrigada.
Tem algum legume, fruta ou verdura, que pode ajudar aumentar a diabetes?
Sds. Pedro
Tenho 53 anos, assim como, tenho observado que a minha Glicose vem subindo com tempo. E isso me deixa chateado, pq eu cuido muitíssimo. Não gosto de doces, não sou obeso, não fumo, não bebo, entre outras coisas. Provavelmente serei um diabético, pois, a taxa vem subindo ano a ano.
Tem alguma fruta, legume ou verdura, que possa aumentar a Diabetes?
Em 2013 era 90, e agora em 2015 está 98.
A Hemoglobina clicada está 5,1, e a Glicemia Média estimada 100
Grato pela atenção.
sds. Pedro Assis.
de 88kg a 4 anos hoje 56 kg.
diabete alta
medicamentos- glimepirida 4mg/metformina 850 ( a um mes traenta 5)
nivel medio - diabete 250 em jejum (devo tomar insulina?)