
Dra. Maristela Strufaldi
- Nutricionista e Vice Coordenadora do Departamento de Nutrição da SBD (gestão 2020 – 2021).
- Mestre em Ciências (EPM/UNIFESP), Educadora em Diabetes (IDF-SACA/ADJ/SBD) e membro da Equipe Interdisciplinar do Projeto Educando Educadores (IDF-SACA/ADJ/SBD).

Com o objetivo de auxiliar o profissional nutricionista na elaboração de cardápios diferenciados para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), o qual beneficia diariamente 41 milhões de alunos em todo o país, foi lançado recentemente - pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da educação (FNDE) - o primeiro Caderno de Referência sobre Alimentação Escolar para Estudantes com Necessidades Alimentares Especiais.
De acordo com a Lei nº 12.982/2014, é obrigatória a elaboração de cardápios diferenciados para a alimentação escolar de estudantes com alergia alimentar, diabetes, doença celíaca, intolerância à lactose e/ou outra necessidade alimentar especial. Sendo assim, o guia traz informações e recomendações práticas para subsidiar o profissional na adaptação do cardápio escolar, além de apoiar os gestores no atendimento aos alunos que apresentam alguma dessas condições clínicas.
Acesse o material na íntegra aqui