Relevância da programação materna na etiologia do Diabetes tipo 2.

A incidência de obesidade e diabetes mellitus tipo 2 (DMT2) têm aumentado em todo o mundo. Durante as últimas décadas, estas patologias atingiram um nível alarmante, principalmente entre as crianças. As mulheres estão, atualmente, mais propensas do que nunca a entrar na gestação com indicadores de obesidade. Como consequência, verifica-se uma elevação na taxa de incidência de diabetes mellitus gestacional.

 Essas prevalências representam uma séria situação de saúde pública, visto que o diabetes é uma doença sistêmica que afeta todos os órgãos, além de predispor os indivíduos a complicações graves. Além da epidemia de obesidade adulta, de 1990 a 2010, a incidência mundial de obesidade infantil aumentou de 4,2% para 6,7% sendo responsável por cerca de 43 milhões de crianças Este número deverá aumentar para cerca de 60 milhões de crianças até o ano de 2020, se a atual tendência...

Na sociedade moderna, não é surpreendente que ocorra o desenvolvimento e/ou progressão de uma grande variedade de doenças advindas do desalinhamento nos ritmos naturais (com base no dia de 24 horas) incluindo doenças inflamatórias e metabólicas.

O relógio circadiano é um mecanismo que tem como principal função sincronizar o sistema endógeno em um período de 24 horas. Os ritmos circadianos são uma característica crítica e proeminente das células, tecidos e órgãos, que auxiliam o organismo a executar suas funções com mais eficiência. Além disso, os ritmos circadianos controlam uma variedade de processos biológicos, incluindo: ciclo do sono, temperatura corporal, secreção hormonal, função intestinal, homeostase da glicose e função imunológica (1).

O ritmo biológico é regulado pelo núcleo supraquiasmático (NSQ), localizado no hipotálamo. O NSQ é regulado por estímulos de células ganglionares da retina e é por este mecanismo que direciona os aspectos fisiológicos das fases clara e escura do ciclo....

Fale Conosco SBD

Rua Afonso Braz, 579, Salas 72/74 - Vila Nova Conceição, CEP: 04511-0 11 - São Paulo - SP

(11) 3842 4931

secretaria@diabetes.org.br

SBD nas Redes