Simpósio de atualização em insulinoterapia com análogos


Dra. Hermelinda Pedrosa
-Representante para o Brasil – International Working Group on the Diabetic Foot (IWGDF)
-Coordenadora – Programa Step by Step (Passo a Passo) para a Região da América do Sul e Central (SACA Region, IWGDF/IDF)

Na sexta feira dia 07 de agosto, a Coordenação Central de Diabetes da Secretaria de Saúde do DF (SES-DF), em parceria com a Sociedade Brasileira de Diabetes Regional-DF, promoveu Simpósio de Atualização em Insulinoterapia com Análogos pela SES DF. Participaram médicos endocrinologistas, clínicos e farmacêuticos que atuam no Programa de Dispensação dessas insulinas na rede.

O Simpósio contou com a presença da professora Janice Reis da Santa Casa de Belo Horizonte, com o tema Atualização em insulinoterapia; da Dra. Hermelinda, Vice-Presidente da SBD e Coordenadora do Polo de Pesquisa da Unidade de Endocrinologia do Hospital Regional de Taguatinga-DF, que discorreu sobre o Panorama Nacional dos Análogos de Insulina no Brasil; Farmacêutica Anna Heliza, que abordou o Processo de Aquisição e o Impacto Orçamentário dos Análogos de Insulina; e da Dra. Eliziane Leite, Assistente da CCD, que apresentou os resultados atuais da monitorização do Programa de Análogos da SES-DF, após a convocação dos endocrinologistas da rede em 2014, a fim de aprimorar o processo de inclusão e seguimento dos pacientes.

O debate foi enriquecido pela presença da Dra. Luciana Bahia, Coordenadora do Departamento de Farmacoeconomia, representando o Presidente da SBD, Dr. Walter Minicucci.

A SES DF foi a pioneira em todo o Brasil na distribuição de análogos de insulina no SUS no Brasil, há cerca de 11 anos, inicialmente com Lispro em 2004, e a partir de 2005, com Glargina seguindo-se Detemir (2007), mediante protocolo idealizado pelas Dras. Maria Stela Dias (que coordenou o Programa de Educação e Controle de Diabetes por longo tempo) e Hermelinda Pedrosa (idealizadora da CCD e seus diversos programas).

Os dados da avaliação crítica da experiência do DF foram motivo de tese de mestrado da Dra. Eliziane e foram publicados recentemente na Diabetology and Metabolic Syndrome, revista científica da SBD, cujo impacto (2.5) é o maior em toda a América Latina.

VOLTAR

Você não tem permissão para enviar comentários

Fale Conosco SBD

Rua Afonso Braz, 579, Salas 72/74 - Vila Nova Conceição, CEP: 04511-0 11 - São Paulo - SP

(11) 3842 4931

secretaria@diabetes.org.br

SBD nas Redes