A Sociedade Brasileira de Diabetes e o Ensino a Distância (EaD)


Dr. Laerte Damaceno
Coordenador de Ensino a Distância da SBD
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Em abril de 2012 realizou-se em Kopenhagen na Dinamarca, o European Diabetes Leadership Forum.

O evento reuniu o Príncipe da Dinamarca, HRH Prince Joachim of Denmark, a Primeira Ministra da Dinamarca, Helle Thorning Schimidt, o Ministro da Saúde do Reino-Unido, Paul Burtow, o ex-secretário das Nações Unidas, Kofi Annan, a Ministra da Saúde da Dinamarca, Astrid Krag, a Diretora da WHO para a Europa, Zsuzsanna Jakab e mais 46 personalidades de influência na área da saúde de diversos países europeus e outros países. Neste encontro discutiu-se Prevenção, Detecção Precoce e Otimização do Controle do Diabetes.

A Sociedade Brasileira de Diabetes esteve representada pelo Professor Marcello Bertoluci(RS) Coordenador do Departamento Cardiovascular da SBD que enviou ao nosso site uma matéria postada em tempo real ao evento.

Um dos desafios considerados foi a qualificação de Profissionais da Saúde necessários à escalada da prevalência do diabetes que se espera em todo o mundo. A conclusão foi que as Sociedades Científicas terão um papel fundamental neste processo transformando as melhores evidências científicas em condutas práticas do dia a dia. Estas alcançariam os Profissionais de Saúde via online em Cursos, Simpósios, Congressos etc.

Estamos falando do ensino digital que se constitui em um formato novo que começa a ser desenvolvido. O ensino digital é um paradigma novo que não se constitui simplesmente em colocar em plataforma digital uma atividade do ensino presencial.

A Sociedade Brasileira de Diabetes acredita nesta modalidade online de ensino a distância capaz de qualificar um infindável número de profissionais a um custo altamente efetivo especialmente em um país de dimensões continentais como o Brasil.

A Sociedade Brasileira de Diabetes desenvolverá nos próximos anos o ensino a distância, online e espera criar e inovar na comunicação científica com os Profissionais de Saúde. Criar e inovar significa elaborar conteúdos claros, práticos, objetivos, com base nas melhores evidências científicas em formatos atraentes e com a maior interatividade possível. Estaremos nos desktops, nos notebooks, nos smartphones e nas redes sociais.

Visite a área restrita do site da SBD e conheça conteúdos relevantes da diabetologia em linguagem de comunicação da era digital.

VOLTAR

Você não tem permissão para enviar comentários

Fale Conosco SBD

Rua Afonso Braz, 579, Salas 72/74 - Vila Nova Conceição, CEP: 04511-0 11 - São Paulo - SP

(11) 3842 4931

secretaria@diabetes.org.br

SBD nas Redes