O Verão e o Diabetes

Amanda Rocha

  • Marketing online da Sociedade Brasileira de Diabetes
  • Social Media da Sociedade Brasileira de Diabetes

Quem não gosta de curtir o verão? Ah... o verão! 

Nessa época de muito calor, férias, praias e clubes, às vezes deixamos passar alguns cuidados importantes à saúde, principalmente portadores do diabetes.

O verão pode ser desconfortável para quem tem diabetes. O calor e a umidade podem ser especialmente prejudiciais. Os portadores de diabetes sofrem mais no calor, pois isso pode-se acelerar a absorção da insulina, levando à hipoglicemia. 

Para aproveitar bastante essa época de temperaturas elevadas, separamos algumas dicas eficientes para você usufruir desta estação com saúde:

1 - Sobre a medicação, tanto comprimidos como insulina, não deixar em locais com exposição direta ao sol ou em lugares abafados, como o porta-luvas do carro.

A insulina deve ser conservada em temperaturas inferiores a 25-30ºC. Se a temperatura ambiente se elevar, o ideal é colocar numa bolsa térmica refrigerada. Se o líquido apresentar alterações da coloração ou partículas em solução, não utilize!

Dica preciosa: Não administrar a insulina em partes do corpo que, com frequência, estejam expostas ao sol, já que a velocidade de absorção aumenta.

2 - A alimentação deve ser leve e equilibrada! Consulte seu nutricionista, para ajudar com refeições variadas e fracionadas. Não precisamos citar a ingestão de líquido, porém, vale reforçar. Beba muita água! Se a temperatura elevar ou se transpirar muito (praticando alguma atividade física) pode reforçar a ingestão. Bebida alcoólica, principalmente com alto teor de açúcar, é bom evitar.

E não se esqueça, faça a contagem de carboidrato! 

3 - Quem gosta de aproveitar o bom tempo para praticar atividade física, opte por ambientes frescos, de manhã ou no fim da tarde. Sempre ingerindo bastante água!

Chapéu, óculos e protetor solar são os melhores amigos nesta estação. Se estiver exposto ao sol, pode abusar! 

Se a atividade for prolongada, se atente a ajustar a medicação e a alimentação e é importante fazer a pesquisa da glicemia antes, no final e sempre que considerar necessário.

Se for praticar atividades na praia, fique atento à sensibilidade dos pés!

4 - O calor pode afetar o bom funcionamento dos aparelhos de medição do açúcar no sangue. Evite deixar os materiais em ambientes com temperaturas elevadas, pois podem ocorrer oscilações das glicemias, sendo necessário ajustar a medicação e medir novamente.

O ideal, antes de qualquer coisa, é consultar o seu médico!

Aproveite o verão com consciência e todo mundo fica mais feliz!

VOLTAR

Você não tem permissão para enviar comentários

Fale Conosco SBD

Rua Afonso Braz, 579, Salas 72/74 - Vila Nova Conceição, CEP: 04511-0 11 - São Paulo - SP

(11) 3842 4931

secretaria@diabetes.org.br

SBD nas Redes