Várias vezes fui abordado no consultório com uma pergunta: "Doutor, o senhor já ouviu falar da Batata Yacon? É verdade que ela pode ajudar no tratamento do Diabetes?".

Sempre tentei dar uma despistada, falando que não a conhecia bem e que não deveria existir nada de muito concreto sobre o assunto. Agora, com a coluna no Site da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), mais uma vez a pergunta apareceu, desta vez vinda de um de nossos leitores.

Resolvi então que era hora de procurar um pouco mais sobre esta batata e rever o que existe de evidência científica sobre seu uso pelo paciente diabético.

A chamada Batata Yacon (ou simplesmente Yacon [Smallanthus sonchifolius]) é uma raiz originária da região dos Andes. Durante anos ela foi consumida pelos Incas e pela população Andina, mas não existem grandes relatos de suas propriedades medicinais nesta população.

Além da própria batata em si, parece...

O Suco de Noni apareceu pela primeira vez em meu consultório há aproximadamente 05 anos. Um de meus pacientes tinha feito uma viagem de férias ao Caribe e trouxe algumas garrafas deste fantástico suco para meu conhecimento.  Segundo ele, o Suco tinha diversas propriedades farmacológicas, podendo inclusive ser utilizado efetivamente para o tratamento do Diabetes Mellitus. Como não conhecia muito sobre o assunto, orientei a ele que evitasse o consumo do suco e que mantivesse seu tratamento regular. Mas, logicamente, esta não foi a única vez que fui perguntado sobre este “milagroso” suco. Decidi então pesquisar um pouco mais e falar sobre ele na coluna do Site da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD).

O nome científico do Noni é Morinda citrifoli. Originário do Sudoeste da Ásia, ele foi extremamente difundido na Índia e foi trazido pelo Oceano Pacífico até as ilhas da Polinésia Francesa. No Japão, a árvore é conhecida como “Yaeyama-aoki”,...

Há aproximadamente 2 meses recebi um e-mail de uma das leitoras de minha coluna me perguntando se eu conhecia alguma coisa sobre o Jambolão. Devido a uma série de afazeres, não a respondi naquela época e decidi aproveitar o final do carnaval para fazer uma busca mais detalhada sobre o assunto e tentar ver o que temos de evidência sobre este fruto.

O Jambolão é conhecido por uma grande variedade de nomes: jalão, kambol, jambú, azeitona-do-nordeste, ameixa roxa, murta, baga de freira, guapê, jambuí, azeitona-da-terra entre outros. Entretanto, seu nome científico é Syzygium cumini, uma planta pertencente à família Mirtaceae. Em relação ao seu fruto, eles são do tipo baga (extremamente parecidos com as azeitonas). Sua coloração, inicialmente branca, torna-se vermelha e posteriormente preta, quando maduras.

Sua semente fica envolvida por uma polpa carnosa e comestível, doce, mas adstringente, sendo agradável ao paladar. No Brasil, o fruto é geralmente consumido...

Essa foi difícil. A Insulina é uma das substâncias mais importantes dentro da Endocrinologia e, ainda hoje, tentamos entender todas as suas funções no corpo humano. A cada dia, são publicados artigos demonstrando novos mecanismos para explicar sua ação, novos efeitos em diferentes órgãos do corpo humano e estudos sobre seu uso para o tratamento de diversos tipos de diabetes. Como poderíamos então encontrar esta substância tão complexa em uma simples folha de planta? Mais do que isso, será que esta Folha de Insulina realmente apresenta a mesma insulina que encontramos no corpo humano?

Para podermos responder estas perguntas, preciso primeiro que todos entendam bem o que é a Insulina. A Insulina é o hormônio produzido pelo pâncreas humano que é responsável pela regulação dos níveis de glicose do corpo. De uma forma geral, ela ajuda a transportar a glicose do sangue para dentro das células do corpo, onde a...

O famoso Chá de Pata-de-Vaca talvez seja um dos tratamentos alternativos para o Diabetes mais populares no Brasil. Tenho certeza que quase todos os endocrinologistas (ou até mesmo clínicos) já se depararam com um paciente que diz estar realizando o tratamento de seu diabetes com este “maravilhoso e poderoso” chá (ou mesmo com cápsulas desta planta). Eu mesmo me deparei com um destes pacientes esta semana. E ele foi totalmente enfático: “Doutor, depois que comecei a fazer uso deste chá, meus níveis de glicose baixaram muito.” Depois disso, não tive dúvida: a coluna deste mês seria sobre a Pata-de-vaca.

O nome científico da Pata-de-Vaca é Bauhinia variegata (L.), pertencente a família Fabaceae, subfamília Caesalpinioidea. Esta planta é originária da Ásia, mais precisamente China e Índia. No Brasil, o gênero Bauhinia ocorre desde o Piauí até o Rio Grande do Sul, nas formações florestais do complexo atlântico e nas matas de...

Antes de começar a comentar sobre as Ervas Medicinais Chinesas e o risco de Diabetes Mellitus tipo 2, vou contar uma pequena história. Por volta de 1780, um médico inglês chamado William Withering encontrou uma velha senhora que conseguia tratar seu grave problema de coração com um preparado de várias ervas locais. Após estudar o preparado, o médico descobriu que ele continha extrato de uma planta chamada Digitalis lanata e que este era o composto que exercia seus efeitos sobre o coração. O médico então convocou mais de 150 pacientes com problemas de coração (o chamado “coração grande” ou Insuficiência Cardíaca) e conseguiu uma melhora significativa dos sintomas dos pacientes com o uso do extrato da planta. Estava descoberta a Digoxina, um dos medicamentos mais importantes para o tratamento de diversos problemas cardíacos.

Com o uso cada vez maior da digoxina, descobriu-se que, quanto maior a dose, maiores os efeitos...

Fale Conosco SBD

Rua Afonso Braz, 579, Salas 72/74 - Vila Nova Conceição, CEP: 04511-0 11 - São Paulo - SP

(11) 3842 4931

secretaria@diabetes.org.br

SBD nas Redes