Células-tronco mesenquimais da placenta para o tratamento do Diabetes tipo 2


Dr. Carlos Eduardo Barra Couri
PhD em Endocrinologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP
Pesquisador da Equipe de Transplante de Células-tronco - USP - Ribeirão Preto

É com grande prazer que venho dividir com todos um dos primeiros artigos científicos sobre terapia celular no diabetes tipo 2 (DM2). Apesar de ser de um grupo pouco conhecido da China, este grupo utilizou pioneiramente uma linhagem de células multipotenciais chamada células-tronco mesenquimais.

Como todos sabemos, o DM2 é uma interessante alvo para terapia celular, especialmente para o uso de células mesenquimais. Neste sentido, as células-tronco mesenquimais tornam-se extremamente atraentes por terem algumas características marcantes:

  • Possibilidade ainda não totalmente comprovada de regeneração de células beta;
  • Migração por quimiotaxia para tecidos inflamados;
  • Propriedades imunomoduladoras e anti-inflamatórias;
  • Baixa imunogenicidade, pois não apresenta HLA classe 2, podendo ser infundida em indivíduos diferentes sem rejeição.
  • Células da placenta apresentam grande capacidade de divisão celular


Com todas estas características atraentes acima citadas, é fácil imaginarmos que com este tipo de célula poderemos vislumbrar a sua atuação tanto na resistência insulínica quanto na disfunção de células beta. Neste artigo de Jiang e colaboradores, ele mostrou dados preliminares da aplicação endovenosa sistêmica de células-tronco mesenquimais de placenta infundidas mensalmente por 3 meses na dose de cerca de 1,5 x 106 células/kg de peso.  Dez pacientes diabéticos tipo 2 de longa duração em insulinoterapia se submeteram ao procedimento que se mostrou seguro e ainda mostrou importante redução nas doses diárias de insulina e elevação da função pancreática medida pelos níveis de peptídeo-C.

Espero em breve trazer brasileiros com o uso de células-tronco em pacientes diabéticos tipo 2 a ser desenvolvido no Centro de Terapia Celular da USP – Ribeirão Preto.

VOLTAR

Fale Conosco SBD

Rua Afonso Braz, 579, Salas 72/74 - Vila Nova Conceição, CEP: 04511-0 11 - São Paulo - SP

(11) 3842 4931

secretaria@diabetes.org.br

SBD nas Redes