Um estudo bastante interessante, realizado nos EUA, Itália e Equador avaliou a mortalidade relacionada à ingestão de proteínas, de origem animal e vegetal, subdividindo essa mortalidade por faixas etárias, mortalidade por câncer, diabetes e mortalidade por todas as causas.

Os achados foram surpreendentes, revelando que a mortalidade relacionada ao Diabetes aumenta cerca de 5 vezes com a dieta hiperproteica animal, em todas as idades.

Para as outras causas, como mortalidade total e câncer, houve uma associação aumentada de 75% nos indivíduos com ingestão proteica animal elevada, sendo que esta associação estava reduzida ou até mesmo abolida quando a dieta era rica em proteínas de origem vegetal.

Por outro lado, acima de 65% anos, a dieta rica em proteínas animais parece exercer efeito protetor em relação ao câncer e à mortalidade por todas as doenças, exceto em relação ao diabetes, onde essa dieta rica em proteínas animais mantém associação com maior...

Conforme mencionamos em artigo anterior aqui na SBD, a PROTESTE realizou avaliação de alguns produtos contendo Wheyprotein, constatando disparidade entre a composição real de tais produtos e as informações da embalagem.

Posteriormente a essa avaliação, em 28/02/2014 a ANVISA proibiu a venda de 20 produtos, procedentes de 14 fabricantes. Dos 20 produtos proibidos, 19 continham mais carboidratos do que o informado no lote e 1 continha menos, o que pode ser considerado como fraude e trazer riscos à saúde de muitos usuários, dentre eles principalmente diabéticos e mais ainda, os que utilizam tratamento por contagem de carboidratos. Além disso, muitos desses produtos contêm soja sem a menção da mesma nas embalagens, o que pode trazer riscos à saúde de indivíduos com alergia a esse alimento.

São eles:

- Super Nitro Whey NO2 – American Line Suplements

- 3W – Fast Nutrition

- Whey Protein Optimazer – Cyberform

- Whey NO2 Pro Baunilha – Pro Corps

- Whey NO2...

Diante da grande procura por um corpo mais saudável, musculoso ou mais definido, surgiu no mercado uma grande diversidade de suplementos alimentares com a disposição de auxiliar nesse processo de modificação da composição corporal.

No intuito de avaliar a confiabilidade da preparação e informação nutricional de tais suplementos, a PROTESTE avaliou e surpreendentemente encontrou disparidade entre as informações dos rótulos e a real composição de alguns suplementos analisados.

Um dado importante obtido foi o de que alguns suplementos continham menos proteínas e mais carboidratos do que o descrito.

Essa situação pode ser de risco variável para pessoas com diabetes que façam uso desses suplementos, principalmente para aqueles que utilizam o tratamento por contagem de carboidratos, pois confiando na informação do rótulo podem vir a aplicar menor quantidade de insulina do que o necessário. Como consequência, podem ter maior dificuldade em controlar os níveis glicêmicos pela utilização equivocada de valores de...

Fale Conosco SBD

Rua Afonso Braz, 579, Salas 72/74 - Vila Nova Conceição, CEP: 04511-0 11 - São Paulo - SP

(11) 3842 4931

secretaria@diabetes.org.br

SBD nas Redes