Conexão Estômago - Diabetes: Uma correlação muito interessante e suas possíveis implicações


Dr. Luiz Turatti
CRM-SP 82009
Presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes
CRM-SP 82009

A edição de Março da revista Diabetes Care apresenta um artigo original de certa forma surpreendente e ao mesmo tempo bastante interessante.

O estudo prospectivo de Jeon e cols examinou a associação de marcadores sorológicos de infecções crônicas (virais e bacterianas) e a incidência de Diabetes em uma coorte de Latinos (idade 60-101 anos) residentes na região de Sacramento (California).

Foram realizadas dosagens de anticorpos relacionados ao HSV1 (Herpes Simples Vírus1), Varicella, Citomegalovírus, Toxoplasma Gondii e Helicobacter Pylori. A soropositividade dos anticorpos foi correlacionada com a incidência de Diabetes nessa população específica.

Os resultados são extremamente interessantes e merecem uma reflexão cuidadosa sobre o assunto.

O editorial da mesma edição da revista faz uma avaliação crítica sobre esse trabalho e discute possíveis explicações para os achados do estudo. Vale a pena ler cuidadosamente.

Ainda dentro do contexto Estômago-Diabetes gostaria de compartilhar o trabalho de Crouch e cols que observaram a associação do uso de inibidores de prótons e dimunição dos níveis de HbA1c (provavelmente relacionada a elevação de gastrina e melhora de função de célula beta) em 73 pacientes portadores de Diabetes que não utilizavam insulinoterapia. Este trabalho apresenta uma série de limitações descritas pelos próprios autores na discussão, e sugere que novos estudos nesse sentido necessitam ser conduzidos para uma melhor compreensão.

Boa Leitura!

http://care.diabetesjournals.org/content/35/3/520.full

VOLTAR

Fale Conosco SBD

Rua Afonso Braz, 579, Salas 72/74 - Vila Nova Conceição, CEP: 04511-0 11 - São Paulo - SP

(11) 3842 4931

secretaria@diabetes.org.br

SBD nas Redes