Google anuncia projeto de lentes de contato para diabéticos


Dr. Márcio Krakauer
Médico, coordenador do núcleo digital da SBD
Presidente da ADIABC
Endocrinologista colaborador do site da SBD

Já há algum tempo vêm-se tentando desenvolver sensores de glicose não invasivos, já escrevemos colunas sobre o assunto no site da SBD. Várias formas de sensores estão em desenvolvimento, por exemplo, sensores via ph da respiração, sensores auriculares via wifi, relógios sensores, as tatuagens com nanopartículas e com leitores externos, sensores externos no abdômen como uma cinta, enfim, a luta para tentar eliminar as picadas nas pontas dos dedos é contínua e de longa data. 
 
Recentemente, saiu na imprensa leiga que a gigante Google está desenvolvendo lentes de contato sensores de glicose. A notícia diz que estes estudos já estão sendo realizados a algum tempo, mas não dão muitos detalhes sobre o produto. Precisão, acurácia, principalmente em situações de hipoglicemia, fator este que já fez alguns produtos pararem seu desenvolvimento (Glucowatch, por exemplo). Diz que o sensor dará uma medida a cada segundo, e nenhuma informação a mais. As lentes de contato que já discutimos e ainda estão em estudo, trabalham com cores, onde o fluido ocular modificado pela glicemia, altera cores nas lentes, que com a ajuda de um espelho e uma legenda das cores em relação a glicemia, pode ser lido. 

Tudo ainda não passam de estudos que dependem posteriormente de testes e aprovações diversas. Como qualquer aparelho médico é preciso que tenhamos confiança nos produtos para que passemos a utiliza-los, portanto recomendo aos leitores que leiam o artigo apenas como curiosidade atual e uma possibilidade para o futuro. Ainda o fundamental e certeiro é a medição da glicemia capilar de acordo com a indicação médica. Há na Europa a criação atual de grupos de estudos para legislar sobre estes tipos de aparelhos médicos, já que atualmente ainda não existe legislação própria e muitos riscos para a população podem estar sendo passados sem este tipo de legislação e fiscalização. Portanto reitero, muito cuidado com todos os artigos sobre produtos para diabetes, baseiem-se no site da SBD que prontamente trará as melhores informações e dicas seguras para os portadores de diabetes e seus familiares e profissionais de saúde.
 

Fale Conosco SBD

Rua Afonso Braz, 579, Salas 72/74 - Vila Nova Conceição, CEP: 04511-0 11 - São Paulo - SP

(11) 3842 4931

secretaria@diabetes.org.br

SBD nas Redes