Novidades tecnológicas do congresso europeu de Diabetes


Dr. Márcio Krakauer
Médico, coordenador do núcleo digital da SBD
Presidente da ADIABC
Endocrinologista colaborador do site da SBD

1) Novo monitor de Glicemia conecta-se ao Iphone

A SANOFI AVENTIS lançou no ultimo EASD – Congresso Europeu de diabetes, um novo monitor de glicemia, chamado de BG STARe iBG STAR.Trata-se de um monitor de glicemia comum, pequeno, que pode ser usado isoladamente ou conectado com o Iphone ou Ipod Touch da Apple.  Não necessita de codificação, simplificando seu uso, apresenta alertas de hiper e hipoglicemia.

O interessante é a junção aos dispositivos da Apple, onde um aplicativo comandará todos os gráficos relacionando as glicemias, metas, e todos os dados que são necessários para um bom controle da glicemia. O portador de diabetes com esse dispositivo poderá ir à consulta munido apenas de seu telefone e o medico será capaz de analisar os dados de glicemia nas telas do telefone,  e tomar a decisão terapêutica mais acertada para cada caso.

2) Novo aparelho agrupa maioria dos monitores de glicemia

DIASEND é um aparelho que agrupa num só local o download da maioria dos monitores de glicemia e também dos dados oriundos das bombas de insulina mais comuns do mercado. Esses dados são agrupados em um site e ficam armazenados no servidor do provedor, mediante o pagamento de pequena anuidade.

Portanto não há um Software de instalação.  O programa do site pode ser personalizado de acordo com as necessidades de cada pessoa e de cada médico que fará a avaliação dos dados. Hospitais podem se beneficiar deste dispositivo já que cada paciente internado pode utilizar uma marca diferente seu dia a dia. 

As marcas compatíveis com o Diasend são: 

Glucose Meters 
Bayer – Ascensia Contour, Breeze2 Roche – Accu- Chek Aviva, Compact Plus, Nano, Mobile, Aviva Vita Abbott – Freestyle Mini, Freestyle Flash, Freestyle Freedom, Freestyle Freedom Lite, Freestyle Lite, Precision XceedMenarini – GlucoMen Visio, LX Wellion – Linus Arkray – GlucoCard X – Meter Haemedic – GlucoSure Extra, GlucoSure Max Everymed –  

Insulin pumps 
Animas – 1200, 2020, OneTouch Ping Insulet – Omnipod Roche – Accu- Chek Spirit, Spirit Combo Smiths Medical – Cozmo 1700 Nipro – Amigo  

CGM
Abbott – Freestyle Navigator  

O Diasend pode ser pesquisado no site: www.diasend.com/

3) MicroPump SOLO, Bomba de Insulina na forma de patch (adesivos) 

É uma bomba de insulina muito pequena, fina, que tem um reservatório em seu interior, com capacidade para 200 unidades, trocada a cada 2 a 3 dias dependendo da dose utilizada. Seu funcionamento é muito parecido com as bombas de insulina existentes no mercado, programando a dose de insulina basal e podendo oferecer os bolus no próprio aparelho, através de cliques nas laterais,

ou pelo controlador que é externo, como um controle remoto. O interessante é não existir o cateter que liga o dispositivo à pele, já que ele é colocado diretamente na pele.  

Esta é a tendência atual de quase todos os dispositivos que serão lançados no futuro. Bombas pequenas e sem a utilização de grandes cateteres reduzindo assim a “parafernália” que é utilizada no corpo do paciente. 

A Solo MicroPump é da fabricante Medingo, recentemente comprada pela Roche. O produto ainda não está disponível para venda.

Acesse: www.solo4you.com/

VOLTAR

Fale Conosco SBD

Rua Afonso Braz, 579, Salas 72/74 - Vila Nova Conceição, CEP: 04511-0 11 - São Paulo - SP

(11) 3842 4931

secretaria@diabetes.org.br

SBD nas Redes