Aprovada pelo FDA a 1° Patch-Pen


Dr. Márcio Krakauer
Médico, coordenador do núcleo digital da SBD
Presidente da ADIABC
Endocrinologista colaborador do site da SBD

Finesse é o nome deste novo dispositivo super simples de ser utilizado. Ele é produzido pela Calibra Medical, não apresenta nenhuma parte eletrônica o que faz seu uso mais fácil. O design é muito fino, e fica invisível na maioria das roupas. Para aplicar 1 unidade de insulina, é só clicar nos botões laterais, e pelo próprio tato e som, a pessoa sabe quantas unidades foi aplicada.

Para o quesito de segurança é necessário apertar conjuntamente os 2 botões de cada lado, com isso há mais certeza na quantidade aplicada.  Que fique claro que é um dispositivo para se utilizar apenas insulina em “bolus” e não insulinas de ação basal.

O reservatório é preenchido com uma seringa que vem junto, numa janela que fica no dorso do dispositivo onde se enxergam bolhas. Basta clicar nos botões várias vezes até retirá-las. O preenchimento utiliza em média 8 unidades de insulina;

Dependendo do modelo, cada click no botão pode ser de 1 ou 2 unidades e eles estão pensando em desenvolver um modelo onde cada click será 5 unidades e outro com 0,5 unidades.

O Finesse foi desenvolvido pensando nas múltiplas aplicações com seringa, ou canetas, para que a pessoa não necessitasse carregar nenhum material e pudesse realizar as aplicações de forma prática e segura. O dispositivo deve ser trocado a cada 2 a 3 dias.

O mecanismo foi testado em situações de frio, e quando há oclusão da cânula ou reservatório está vazio, ele pára de funcionar.  Há também um papel que lembra a troca do dispositivo a cada 2-3 dias. O reservatório acumula 200 Unidades (que serão usadas em até 2 a 3 dias), mais que suficiente, pois é para uso de Insulina Rápida ou Ultra rápida. Utiliza Agulhas 27G para inserção, mas os fabricantes prometem para breves agulhas menores. Há quem pense nos EUA em usá-lo com o “Symlin” – medicamento para DM2 e que visa à glicemia pós prandial.

O Finesse ainda não está disponível para comercialização e sem data para isso, não tenho informação sobre preços. Está aí mais uma (simples e ótima) inovação tecnológica.

Aguardemos.  

VOLTAR

Fale Conosco SBD

Rua Afonso Braz, 579, Salas 72/74 - Vila Nova Conceição, CEP: 04511-0 11 - São Paulo - SP

(11) 3842 4931

secretaria@diabetes.org.br

SBD nas Redes