A Hipoglicemia ainda é a maior barreira para o atingimento dos alvos e metas determinados para o bom controle do diabetes, afirmou Timoty Jones - MD no simpósio "A1C Targets in Pediatric Diabetes", ocorrido no sábado no ADA.
Ele trouxe evidências de que o medo da hipoglicemia leva a família a alimentar a criança com maior frequência e quantidade. Isso justifica um aumento médio de 0,8% da A1C de crianças que já sofreram uma hipoglicemia grave e são hiperalimentadas versus crianças que não experimentaram hipoglicemia severa.  

O Sono e o exercício foram os fatores causais mais frequentes. Em uma grande revisão da incidência das hipoglicemias, elas ocorreram em 55% das vezes durante o sono (Doris et al, Ciabetes Care,2007). Outro estudo apresentado, publicado no Diabetes Care 33, 1004-1008; 2010, o uso contínuo do CGMS em um grupo de crianças diabéticas, evidenciou 8,5% das noites com glicemias medidas por pelo menos duas vezes...

Em recente publicação da academia americana de pediatria,  com o título "Management of Newly Diagnosed Type 2 Diabetes Mellitus (T2DM) in Children and Adolescents" Kenneth C. Copeland et al, publicada na revista Pediatrics January 28, 2013; DOI: 10.1542/peds.2012-3494, publicada originalmente online, a academia apresentou um Guideline para o manejo do diabetes tipo 2 na infância e adolescência.

Essa publicação é motivada pelo aumento exponencial da prevalência da obesidade observada nas últimas três décadas na América do Norte que tem levado a população pediátrica americana a uma série de problemas de saúde, incluindo o diabetes tipo 2, doença essa que anteriormente afetava somente adultos.

Esse Guideline vem de encontro à necessidade da comunidade médica em uniformizar o atendimento a essa enorme quantidade de jovens entre 10 e 18 anos de idade que está iniciando com diagnóstico de diabetes tipo 2 e é baseado em evidências, sendo o primeiro guideline a prover...

Fale Conosco SBD

Rua Afonso Braz, 579, Salas 72/74 - Vila Nova Conceição, CEP: 04511-0 11 - São Paulo - SP

(11) 3842 4931

secretaria@diabetes.org.br

SBD nas Redes